domingo, 21 de setembro de 2008

Que se f... o próximo.

COM MÚSICA

Peço desculpa de mais uma vez trazer à baila o Liceu Francês mas costumo utilizar as coisas que me vão acontecendo na vida para dissertar sobre temas vários e este verão “aconteceu-me” o Site…

Quando o criei estava a leste de imaginar que três meses depois iria ter mais de 2300 membros… Assim como estava a leste de imaginar, quando lancei o desafio para um jantar na “rentrée”, que iram comparecer mais de 400 pessoas…
Já me chamaram louca por me ter lançado num empreendimento desta envergadura, a realidade é que não fazia ideia daquilo em que me estava a meter…

Mas enfim… como se costuma dizer é preciso é calma e estupidez natural.
Sou “mestra” em organização, tenho felizmente tido tempo para tratar disto e sobretudo faço-o com muito amor e carinho dado que fico genuinamente sensibilizada com o prazer que grande parte das pessoas tem demonstrado retirar de tudo isto.

Apesar de, confesso, um pouco megalómano o projecto não me assustou nada.
Já tinha tudo preparadinho e pronto a funcionar.
Dei indicações claras e explícitas de como deveriam efectuar as inscrições e os pagamentos e fixei um prazo limite para ambos.
Parecia-me fácil…

Pois que não… não foi fácil e sobretudo não foi nada agradável.
E porquê?! Porque grande parte das pessoas se esteve simplesmente a cagar para as minhas instruções.
Um processo que apesar de trabalhoso deveria no entanto ter sido simples transformou-se num verdadeiro pesadelo.
A coisa estava toda montada para, com método, funcionar sobre rodas.

De repente dei por mim no meio de um turbilhão de “infractores”, nada funcionava como previsto.
Apareciam-me depósitos na conta sem que tivesse recebido nenhum mail a avisar, recebia mails com nomes de títulares que não me apareciam nas transferências, depósitos em numerário sem qualquer identificação, depósitos com a única menção “pagamento jantar liceu françês” (para mim eram só todos!!!), pessoas que pagavam mas não se tinham inscrito no evento…

Não sabia para onde me virar e apesar de várias ofertas de ajuda difícilmente as poderia ter aceite. A conferência era feita através do meu extracto online, eu é que recebia os mails, tínha o cartão base no Photoshop, a listagem em excel… enfim, como não foi previsto de origem, teria sido mais complicado arranjar maneira de passar trabalho a terceiros e coordena-lo do que fazê-lo eu… Estava totalmente sosinha “contra” um bando de baldas.

Tentei no entanto sempre continuar a ser simpática, educada e compreensiva com as pessoas, acho mesmo que tive uma paciência de santa devo dizer, muita gente os teria mandado para sítios que não me atrevo a nomear aqui.
Fui lançando vários apelos no site, pedindo compreensão e colaboração. Tudo em vão, o caos continuava a reinar e eu cada vez mais a dar em doida.
Ás tantas passei-me e mandei um mail “curto e grosso” para todos os inscritos no evento…
A parte do “curto” por, nesses mails, só poder utilizar 200 caracteres, o que é um pesadelo quando se quer transmitir qualquer coisa.
A parte do “grosso” deveu-se ao cansaço e ao desespero por ver que não ligávam pevas ao que pedia.

Umas horas depois dei-me conta do que tinha feito e enviei segundo mail com um pedido de desculpas.
Eu acredito muito em pedidos de desculpa, acho-os muito importantes.
Pedir desculpa cumpre com várias funções; mostra que nos apercebemos do nosso erro (errar é humano), mostra que estamos arrependidos de o ter cometido e sobretudo que é importante para nós que os outros saibam estas duas coisas.

A minha “simpática” missiva surtiu algum efeito e começaram a chover mails e transferências. Confesso que grande parte deles com os mesmos problemas que os que já mencionei, mas pelo menos iam chegando.
Como já mencionei tinha dado prazos… mas o que são prazos para o bom português?! Acabei por prolongar o das inscrições por uma semana devido à quantidade de pedidos. Quanto ao dos pagamentos… não era mesmo possível.

Notem, não me entendam mal… no meio de tudo isto houve muito boa gente, que fez tudo exactamente como pedi, que ofereceu ajuda, que enviou mensagens de apoio e de louvor. Ainda há felizmente muitas pessoas decentes.
Mesmo os “infractores”, muitos nem se deram conta da trabalheira extra que me estavam a dar, julgavam estar a fazer tudo como deve ser e demonstraram nos seus mails essa preocupação.

Mas há também os baldas, aqueles que nem por um segundo pensaram que estava uma desgraçada sosinha por detrás desta coisa toda, que nem se deram ao trabalho de ler as instruções como deve de ser, leram na diagonal e fizeram como lhes deu na real gana…
Como me disse uma pessoa em resposta ao meu mail desesperado: “O assumir de uma tarefa deste tipo, que acredito seja pesada a vários níveis, tem de ser assumida de livre vontade.” Pois lá de livre vontade foi, o que não quer dizer que uma ajudinha para que as coisas dessem menos trabalho não tivesse sido apreciada.

A cerejinha no topo do bolo foi, na noite em que acabávam os prazos para os pagamentos, o telefonema que recebi de uma “senhora” que, numa voz esganiçada, começou a conversa com “olhe lá, espero que não vá haver peixeiradas no dia do jantar…” - “desculpe?!” - “sim, é que eu já paguei ontem mas não sei quando é que aparece na sua conta, senão quero o meu dinheiro de volta, não quero peixeiradas, uma pessoa que manda o mail que você mandou sabe-se lá que tipo de gente arranjou para estar á porta…”
Continuou por ali fora, no mesmo tom agressivo, dizendo que não me conhecia (felizmente, insinuava o seu tom de voz) visto que era de uma época muito anterior à minha.
Tentei explicar-lhe que tinha feito de facto mal em mandar aquele mail, que tinha logo a seguir mandado um pedido de desculpas, que estava muito cansada, que não era fácil organizar sosinha um jantar para mais de quatrocentas pessoas… Ainda levei uma descasca por cima, que não se organisava uma coisa dessas sosinha, que estava mal feito, yada, yada, yada…

Não, não a mandei à merda… vontade não me faltou, mas não mandei.
Não mandei porque de repente fiquei cheia de pena dela.
A dita senhora não pensou nítidamente um segundo em mim, queria ir ao jantar e era só o que interessava, salve-se quem puder…
E isso é triste pra caramba, não deve ter grandes amigos… deve ser uma pessoa muito infeliz. :(

O que me leva ao objectivo do meu post…
As pessoas tendêncialmente não pensam no próximo, a vida gira à volta do umbigo delas. Não páram por um segundo para pensar que se estão a fazer alguma coisa por nós devemos ter o respeito e a consideração de os ajudar na tarefa. Mas… what goes around, comes around…

A parte boa da coisa, no que me diz respeito, é que “at the end of the day” me acabo por esquecer de tudo isto e só fica o quentinho no coração provocado por aqueles que foram de facto uns gajos porreiros. ;)

"You must be the change you want to see in the world" Gandhi




Ass o











19 comentários:

  1. SOZINHA!!!

    argh!


    (as minhas desculpas pela falta de respeito acima...)

    ResponderEliminar
  2. LOLLLLL
    400 pessoas FÓNIXXXX!!!
    De facto all alone ou soZinha ;) é quase impossível não dar granel...
    Boa sorte!!
    Take air!

    ResponderEliminar
  3. Minha querida devias postar isto tudo que escreveste na primeira página do SYT.
    Porque se as pessoas começaram a fazer as coisas( Pagar mails etc...) foi porque foste "curta e grossa".
    Estamos em Portugal e só uns quantos de nós é que não olham para o seu próprio umbigo e se preocupam com os outros os outros estão-se a "cag..".
    Por isso digo e repito:
    MUITO OBRIGADA e sexta feira levo-te ao colo( de carrinho ,de gatas ) aonde quiseres...
    Beijinhos Grandes
    Rita

    PS:Mãe Galinha é uma nick na net há já alguns anos...

    ResponderEliminar
  4. Eu acho é que perdeste uma magnífica oportunidade de desmascarar uma penetra. Sim, que a gente saída do Liceu Francês não tem atitudes dessas e cumpre o estipulado, a tempo e horas. Essa senhora devia ser uma ex-menina do Parque que, de não poderem namorar, ficou assim.

    ResponderEliminar
  5. Rita, és mais que uma mãe para mim... ; )
    Mas chorar-me só me choro aqui, que estou em casa, quem não gostar que não venha ler... lol

    ZP, franchement!!! lolololololololol

    ResponderEliminar
  6. Não é chorar é dizer das boas a essa cambada de egoístas...Concordo com o ZP...
    Mas gosto muito de cá vir ler as coisas que escreves( e bem).Bjs.

    ResponderEliminar
  7. As pessoas conseguem superar-se, para o bem e para o mal. Depois de uma série de anos na área de recursos humanos, já nada me espanta. Houve alturas em que estava autenticamente numa twilight zone, IRREAL! Não ouvem, não lêm, quando lêm não assimilam, fazem o que lhes dá na bolha...

    Quanto à gaja, só pode ser gaja, do telefonema deve ter passado pelo liceu uns meses, inqualificável...

    Também recebi o tal mail e não fiquei chocada...perfeitamente compreensível, dada a conjuntura.


    Beijos
    Mac

    ResponderEliminar
  8. Não sei mudar o nick e aparece aquele, mais antigo que sei lá. Vou investigar
    Beijos
    Mac

    ResponderEliminar
  9. Tks MAC! ;)

    PS: o nick fica-te bem, deixa ficar... lololololol
    (já é desta que me bates? lol)

    ResponderEliminar
  10. Ainda não é desta! hehehe
    Beijos
    Mac

    ResponderEliminar
  11. cristina, sinceramente desde o principio que achei que tinhas perdido o timo para ter pachorra para organizar esta "coisa" toda..
    Eu qdo organizo jantares de 40 já me passo e é com amigos que nao aparecem ou nao pagam etc...
    Agora isto é de facto de doidos!
    Eu já tinha pegado no money e estaria agora a entrar num jet para as bahamas...hehe...
    Agora essa senhora, eu tinhaleditoaela:
    "Olhe, vou lhe devolver o seu dinheiro porque a senhora já nao vai ao jantar porque é uma ingrata e uma estupida ok? e como eu é que mando e já nao estamos no Liceu não vai e pronto."
    Mas....ghandidji ghandiji!
    Fizeste bem. Foste superior à bitch que quer ir reencontrar o seu velho amor de juventud..
    Para mim és a maior!
    bjs catwoman!

    ResponderEliminar
  12. lol Cat...
    Ainda cá estou porque só havia voos para amanhã... Vai ser uma big surprise quando chegarem todos ao jantar... lololololololololololol
    Bjs
    C

    ResponderEliminar
  13. hehe...tudo às escuras na FIL...
    400 pessoas à espera à porta e tu...
    "fly me to the moon.." mto bom!

    ResponderEliminar
  14. Vai ser como aquele célebre fim de ano no Porto... he,he...
    Adeus que tenho de ir apanhar o avião! ;)

    ResponderEliminar
  15. cristina
    estou a ir por aqui abaixo
    (o que quer dizer acima)
    maravilha as historias de jantar etc

    acabou por ser maravilhoso
    mas te entendo mesmo
    passei por la durante anos
    e so espero
    que nao te tirem a vontade
    de fazer mais coisas ;)

    ResponderEliminar