terça-feira, 14 de dezembro de 2010

HaHaHa

COM MÚSICA


No outro dia, o meu filho acusou-me de ser má.
Disse que eu era má para os animais, por causa dos brinquedos que lhes tinha arranjado recentemente. Quando soube a razão da minha maldade fiquei muito mais descansada… ;)

Comprei para a nossa cadela, que destrói tudo quanto é bola que apanhe, uma bola de ténis gigante, que ela simplesmente não consegue morder. Fica doida a tentar abocanha-la sem qualquer sucesso e perante a impossibilidade acaba por brincar como o fazem os gatos, à patada. É hilariante.
Para os bichanos construi um brinquedo, uma caixa de madeira com tampa de acrílico, onde fiz dois buracos. Lá dentro meti umas bolas. É vê-los doidos a tentar tira-las de lá.

É verdade, sou um bocado traquinas, mas o pior que faço é dar-lhes uns piparotes na dignidade, nada de realmente grave… entre a traquinice e a maldade vai uma grande distancia.

Acontece que acredito que o riso seja profiláctico… já diziam as Selecções do Reader’s Digest, que “rir é o melhor remédio”.

Desde que me lembro de ser gente que sempre vivi rodeada de humor, há famílias assim, não sei viver de outra forma, está-me no sangue. Bocas, piadas, partidas e brincadeiras sempre fizeram parte do meu dia a dia, tanto nos momentos bons como até ás vezes nos maus. Sempre que penso no meu pai, vejo-o com um sorriso malandro nos lábios, com ar de quem "já a fez ou está para a fazer", era assim que ele era. ;)

O simples esboçar de um sorriso tem o mesmo efeito que a válvula de escape de uma panela de pressão. Há situações em que nos perguntam “ e tu ris-te?!”… mais vale rir do que chorar, o que ás vezes é a alternativa. Se é verdade que acredito que o choro também possa ser libertador, tendo escolha, prefiro sempre a primeira opção.
Rir a bandeiras despregadas, rir até temer fazer xixi nas calças, pode ter efeitos semelhantes aos de um orgasmo. Partilhar o riso com alguém, partilhar boa disposição, é um acto de empatia, de cumplicidade,  que deixa um calorzinho bom.

Considero o sentido de humor uma das características mais importantes do ser humano, sem o qual a vida seria muito enfadonha. A sua perda é para mim um muito grave sinal de alarme.

Podemos utiliza-lo em qualquer situação, em qualquer modalidade, tanto com amigos como com perfeitos desconhecidos. O humor, para quem o partilha, faz baixar a guarda, relaxar, sentir-nos em sintonia.

Tal como tantas outras coisas, tem evidentemente de ser acompanhado de bom senso e sentido da oportunidade. Há sem dúvida anedotas sem graça, piadas despropositadas, brincadeiras de mau gosto.
É também um bocado como usar chapéu, há quem saiba e quem não saiba (que é o meu caso… lol) e quem não sabe sente-se, e fica efectivamente, mal com eles enfiados na cabeça. Não há dúvida que só devemos praticar aquilo com que nos sentimos confortáveis.

Há uma cena que adoro, no “Casamento do meu melhor amigo”, em que a Júlia Roberts, muito bitch, “obriga” a Cameron Diaz, que disso tem pavor, a cantar um Karaoke.
A desgraçada fica para morrer, mas vejam como acaba a cena, quando se dá conta de que afinal o embaraço não é fatal. ;)



Há infelizmente (para eles) muita gente que padece da sua falta, pessoas que se levam demasiado a sério, que têm um terrível medo do ridículo, que não sabem rir de si próprias. Tal como disse um tal de George Saintsbury, ilustre escritor de que nunca tinha ouvido falar (lol); “Nothing is more curious than the almost savage hostility that humor excites in those who lack it. “

Rir só me parece trazer benefícios, não conheço ninguém que se tenha prejudicado por ser bem disposto. Se a vida for levada demasiado a sério torna-se pesada, difícil de suportar.

0 comments:

Enviar um comentário