terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Felicidade Sintomas



A felicidade, tal como outras doenças, não é aparentemente fácil de diagnosticar. ; )
Já pensaram que se calhar até são felizes e ainda não deram por isso?!
Tenham cuidado porque não acontece só aos outros, se calhar já apanharam felicidade e não sabem…

Deixo então aqui uma lista de sintomas, se tiverem todos (ou mesmo só alguns deles) aconselho-os a ir rapidamente a um felizologista para que confirme o diagnóstico:

1) Acreditar que existe, que não é daquelas coisas sobre a qual toda a gente fala mas que ninguém conhece de facto. Que não é uma coisa utópica, que só existe em teoria e não pode ser vivenciada.

2) Saber que a felicidade não é um objectivo, não é uma meta… como se a corrida acabasse lá. Ou se é ou não se é, a “procura” da felicidade não existe, existe sim a sua consciência…

3) Saber que ser feliz e estar feliz são duas coisas completamente diferentes. Que a vida nos vai obrigatoriamente trazer desgostos, tristezas, problemas para resolver… episódios, ou mesmo fases, menos agradáveis de viver… mais dolorosos física ou psicologicamente… e que nessas alturas não vamos estar felizes.

4) Nessas alturas ter a noção de que por muito difícil que esteja a ser, por muito duro, é só uma fase, de que tudo irá acabar bem, acaba sempre bem. “Everything will be ok at the end. If it’s not ok, then it’s not the end”… Ou, como dizia o dono do teatro do Shakespear in love, “Tudo se á de resolver… Como?!... Não sei, é um mistério…”

5) Ter a noção de que a felicidade não é condicional. De que mais facilmente encontraremos o homem ou mulher da nossa vida, a casa de sonho ou o emprego que nos fará sentir realizados se formos felizes, do que seremos felizes se os encontrarmos. Não existe “vou ser feliz quando”… isso é como o pote de ouro por baixo do Arco Íris.

6) Mais frequentemente “agradecer-se” as coisas boas que se tem, do que lamentar-se das que não se tem. Mais facilmente se gabar do bom, do que se queixar do mau. Ao fazer uma lista mental da nossa vida encontrar-se mais coisas boas do que más, mais coisas agradáveis do que desagradáveis, mais coisas gratificantes do que negativas.

7) Retirar genuíno prazer das pequenas coisas da vida… dormir, comer, euh… pois, isso também… lol… lagartar ao sol, ver um gato a brincar, conviver com os amigos, ver um filho a crescer… Conseguir continuar a retirar prazer de actos do quotidiano, daquelas coisas que se fazem e refazem vezes sem conta.

8) Viver em paz de espírito, em coerência… não passar a vida numa luta constante entre actos e pensamentos. Pôr em pratica as suas ideias, os seus princípios, as suas crenças e viver segundo essas “leis”, estando no entanto conscientes de que somos todos diferentes e de que a nossa verdade não é uma verdade universal…

9) Sentir-se amado, acarinhado. Sentir que no nosso círculo somos uma presença agradável, amigável, que os outros apreciam geralmente da nossa companhia. Saber que temos amigos com quem podemos contar, pessoas que não têm qualquer tipo de obrigação para connosco, que nos escolheram para seus amigos e que estão lá, para o que der e vier, assim como nós estaremos lá para elas.

10) Finalmente, the last but not the least… Gostar de si próprio, ter auto-estima, amor próprio, um bom ego… Sentir que se merece ser feliz. Gostar do que se vê ao espelho, para além dos pontos negros ou das rugas. Ser o nosso fã número um e tentar fazer sempre por não o decepcionarmos.

Não sei se a felicidade tem cura… é possível que sim… é possível que um grande drama consiga eliminar estes sintomas… não sei o que lhes acontece quando se perde um filho, quando se fica cego … sei no entanto que alguns, mesmo assim conseguem continuar a ser felizes… está visto, está provado, eles andem aí.

Agora vejam lá, se tiverem a maior parte destes sintomas, com que cara de pau é que dizem que não sabem se são felizes… tenham lá cuidado não andem praí a pegar felicidade ás pessoas, espera-se que seja contagioso…

E agora vá… todos a fazer figura de parvos comigo…
“If you’re happy and you know it clap your hands!!!”

COM MÚSICA


8 comentários:

  1. De facto, há quem procure a felicidade do outro lado do planeta, e normalmente ela está em nossa casa.

    Belo "post".

    ResponderEliminar
  2. Cris, muito bom mesmo!

    Agora não estou feliz, mas sou seguramente uma mulher feliz. Se bem que me falta fazer muito pelo teu ponto 8), mas ainda não desisti...

    Beijas
    MAC

    ResponderEliminar
  3. U R one of the best
    Don't ever care 'bout the rest
    U R marvellous, no need 2 beg
    Be happy and tomorrow break a leg!

    ResponderEliminar
  4. Bem agora não vou fazer figura de parva porque iria tornar-se repetitivo:creio que já o fiz hoje várias vezes...
    Mas posso assegurar-te que no passado sábado fiz o “If you’re happy and you know it clap your hands” todinho perante várias centenas de pessoas (a sério o Pav. Atlântico cheio...)e foi muito giro! E sou feliz porque, entre outras coisitas, sou capaz de o fazer com gozo, com espontâneadade e sem ter de pedir desculpa a ninguém por isso.
    Há sofrimento no mundo... Pois há, e lamento, emociono-me, revolto-me. No entanto estou em paz, sou boa pessoa e tenho muitas,muitas bençãos na vida. What else?

    ResponderEliminar
  5. clap clap! curti bué!

    bjs e merry xmas!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. don't worry I'm happy quase todos os dias

    mil beijos

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito o que escreves e como escreves...revejo-me .
    Beijinhos Grandes
    Rita

    ResponderEliminar
  8. Na verdade cada um tem a obrigação de tentar ser feliz, se é este ou outro o caminho nao sei, mas ....

    ResponderEliminar