segunda-feira, 8 de junho de 2009

És broa!!!!

COM MÚSICA

No outro dia entrei mais uma vez naquela brincadeira de trocadilhos do “estás boa / és boa, hehehe”…
Minha gente, eu nunca fui boa! lol
Em nenhum sentido… lolololol
(isto foi já para vos evitar o trabalho de uma série de comentários…)

Quando nasci, trazia o cordão à volta da cabeça, tinha o nariz colado à bochecha e, pelas palavras do meu próprio pai, uma orelha que parecia uma couve flor…
No carro, de regresso a casa, as minhas tias lamentavam-se de como eu era feia. A minha avó, indignada com a afronta à primeira neta, afirmava que eu era lindíssima. O meu avô, ilustre médico ortopedista, não conseguindo apoia-la em tamanho disparate, replicou “Bem… bonita não se pode dizer que seja… mas vai ter umas pernas fantásticas!!!”
Seria talvez verdade se santos de casa fizessem milagres… mas como em casa de ferreiro, espeto de pau… rapidamente as minhas “lindas pernas” se transformaram nuns tronquitos meio tortos. ;)

Quando era adolescente era rechonchuda com enormes boobies que pareciam sacos de café. Já em jovem adulta parecia anoréctica tendo chegado a pesar 38 kgs. Não podia dormir de barriga para baixo porque feria a pele na zona dos ossos da bacia…
Hoje em dia sou “plain”, que é como quem diz, nem muito gorda, nem muito magra (neste último ponto as opiniões divergem… ; ) mas julgo que ninguém me definiria como sendo “um avião”… lol

Também não sou especialmente bonita, nem especialmente feia, antes pelo contrário…
Mas sabem que mais?! Acho que sou óptima! lololololol
Presunção e água benta…
Sinto-me bem na minha pele, gosto de mim e não passo a vida à procura de defeitos.

Porque quando me comparo com outras, não me comparo com isto:



Mas mais facilmente com isto:



Há sempre alguém mais bem parecido do que nós, mais inteligente, mais culto, mais rico, mais saudável, mais divertido, mais, mais, mais…
Mas, da mesma forma, também há sempre alguém “menos”…
E como o meu copo tem tendência a estar “meio cheio”… ;)

A realidade é que não dou grande importância ao aspecto físico.
Não digo que não aprecie pessoas bonitas, bem torneadas. Não é por acaso que os filmes estão cheios “brasas”… também eu suspiro pelos Brad Pitts deste mundo.
Não digo que não seja mais fácil deixar-se encantar por uma brasa do que por um camafeu… afinal de contas o primeiro impacto é importante.
Não faço a apologia do coirão… não defendo de todo o não se cuidem, não se arranjem, não liguem ao vosso corpo.

Mas já me aconteceu, mais do que uma vez, deixar-me encantar por um homem bonito (prefiro-os à mulheres… ;) e, depois de o conhecer melhor, nem sequer conseguir achar-lhe graça.
Se alguém não é bonito por dentro, deixo simplesmente de conseguir ver-lhe a beleza exterior, parece que se extingue de repente.

Até com os animais isto me acontece…
Uma das gatas mais bonitas que tive na vida foi igualmente a criatura mais imbecil que alguma vez viveu em minha casa.
Foi um sonho de longa data, ter um Chartreux!!! Vendi Certificados de Aforro para a comprar, custou-me os olhos da cara.
Saiu-me na rifa um exemplar esplêndido, era lindíssima, perfeita, dava gosto só de olhar…
Um bibelot fantástico… mas de feitio, vai lá vai, era medrosa, arisca, antipática, anti-social… Como o Chartreux é suposto ser o “gato-cão” e o criador dizia que esta era excepcional, deduzi que se tivesse já afeiçoado demasiado a ele e não conseguisse ser feliz lá em casa… devolvi-lha, que se lixe o efeito decorativo. Lá se foi a loira burra, como lhe chamávamos…



Costuma dizer-se que “quem feio ama, bonito lhe parece”… um amigo meu, há muitos anos, comentava, sobre a sua namorada, que nunca tinha conhecido uma mulher tão bonita…
Quando finalmente a conheci tive um choque… Céus, a mulher parecia um rato!!!. Nariz fininho e pontiagudo, olhinhos minúsculos e juntos, queixo afiado, uns pelitos na cabeça, toda ela muito pequenina, muito franzina… Credo.
Quando a conheci melhor percebi… era uma jóia de pessoa… nunca mais consegui ver nela a ratazana da primeira impressão.



Gente feia, ou “menos bonita”, pode ter tanto encanto como o maior borracho… um olhar, um tom de voz, uma forma de se mover… e sobretudo um interior que sobressai, eclipsando os defeitos exteriores…
Quem liga demasiado ás aparências fica frequentemente a perder… muitas vezes o embrulho não condiz com o que vem na caixa.
As Barbies e os Kens deste mundo nem sempre têm interesse e quem vê caras não vê corações. ;)

8 comentários:

  1. Olha, vou ser a primeira!

    Esta bebe!
    Tu és giríssima!!!

    Bom, agora vamos ao post, propriamente dito. O planeta azul não é só povoado pelos Brad Pitt, Sharon Stone e George Clooney's da vida. Penso que todos somos unânimes e os consideramos belezas universais, à excepção dos Maoris da Nova Zelândia e uma ou outra tribo perdida neste mundo… Sim! quase todos somos unânimes e os consideramos lindos. Só que, como eles, haverá neste mundo aí uns 5% - e estou a ser um bocadinho exagerada e mentirosa.

    Nós, os outros 95%, pois temos de dar ao coiro e temos de nos valer do nosso interior porreiríssimo, se não era o fim da espécie!

    Até porque os conceitos variam, o que aos meus olhos pode ser bonito, não o será, para outros.

    E nós, mulheres, somos tramadas, há dias em que estamos bonitas e vemo-nos bonitas, desmaquilhadas e com roupas de andar por casa. Vemo-nos assim, porque estamos assim, e porque nos vêem assim. E há dias em que estamos feias, ou invisíveis, só porque nos vemos assim, porque nos vêem assim, ou de não nos verem de todo, nem nos vemos.

    ResponderEliminar
  2. Desta vez, não tive de pensar muito e, espertíssima, socorri-me de uns copy/paste de umas coisas já largadas por aí ;))

    ResponderEliminar
  3. Pois é, pois é... Mas olha que quando eu te conheci, há 7[ln(e)+sin2(x)+cos2(x)+2!]anos atrás, que é para não se perceber bem quando foi, não eras um avião, mas conseguias planar uns quilómetros antes de te estatelares no chão.

    ResponderEliminar
  4. Não era planar, Carlinhos... esse Alzheimer não anda bem... era flutuar, flutuar sem ir ao fundo... era por causa das boias. ;)

    ResponderEliminar
  5. Também existe um cliché qualquer associado às pessoas bonitas, que não podem ser mais nada para além disso - nem inteligentes, nem boas (não é boazonas!), e um benefício da dúvida, quase automático, em relação às pessoas feias, em que achamos logo que podem ser uns crânios e umas madres Teresas. E é que não é assim. O Criador, seja lá ele quem seja, não conhece noções de justiça distributiva, e consegue acumular beleza, inteligência e bondade numa só criatura (todos os dias me esbarro de frente com uma ao espelho :-P nã gostas do resto, nã leias), assim como a falta de todas elas numa outra. Quantos asnos não conhecemos que são uns estupores e, ainda por cima, coirões? E sabem que as melhores pessoas que eu conheço são as mais bonitas também? Não, não são os meus olhos que as vêm bonitas. Elas são bem resolvidas consigo mesmas, e isso facilita o processo.
    Com os homens bonitos existe um preconceito semelhante ao das mulheres bonitas. Enquanto elas TÊM QUE ser burras, eles são, forçosamente, uns sacanas. E a tendência é para nenhuma mulher os levar a sério, o que cria um ciclo vicioso - eles próprios já não se têm numa grande conta e, provavelmente por isso, não se esforçam grande coisa em parecer correctos. Mas também são os homens mais giros que conheço que conservam intacta uma alma de bom menino, apesar de agrilhoada.

    Sabem o que é que vos digo? O mesmo que digo às minhas crianças (sobretudo a uma delas, que não lhe basta ser tão gira, para ainda ser a coisa mais porreira e boazinha que o céu plantou aqui): nunca sejam bons demais. São os primeiros a ser chamados para o outro lado!

    ResponderEliminar
  6. Olha Mariam, a ben'dezer que t'ou contigo.
    Se há coisa que me lixa são as gajas que não pensam noutra coisa senão no facto, incontornavel, de serem feias e vivem enrezinadas e a enrezinar a humanidade; e os gajos complexados que desenvolvem aquele olhar de tara secreta e sofrega.
    No outro extremo temos os muit'a bons e as muita boas em full time - não há pachorra para tanto umbigo.

    E algures no meio disto fica o pessoal "average", uns mais pr'ó bonitinho outros para o nem tanto, mas que não fazem da sua aparência mais do que isso mesmo, aparência, e essas, ahhhhh, como iludem...

    Quanto a ti Cherie pois se não és um avião ainda bem: só em combustivel, poluição, para não falar em pista, é uma trabalheira. Já pensaste em coisa voadora mais curtida do que um ultra-leve. Ahh menina, como o seu voo tem graça.

    ResponderEliminar
  7. A realidade é que não dou grande importância ao aspecto físico.

    LOL!!

    ResponderEliminar
  8. A bem dizer, acho que não percebi grande coisa. Tens algum problema?

    ResponderEliminar