sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O nosso sofrimento não ajuda ninguém…






       Cada vez mais, devido ás novas tecnologias e facilidade de comunicação, os horrores do mundo nos entram pela casa a dentro. Sente-se consequentemente no ar um enorme pesar, quase que diria sentimentos de culpa, da parte daqueles que têm a consciência de ter uma vida tão melhor do que a maioria. Isto torna-se ainda mais nítido nesta época festiva. Como passar um Feliz Natal com tanto sofrimento à nossa volta?!
       Acontece que o nosso sofrimento, só por si, não ajuda ninguém. Não é por sofrermos por empatia que melhoramos a situação daqueles que lamentamos. Abrir mão de uma felicidade de que poderíamos gozar, parece-me assim obsceno, uma heresia, pecado, o que lhe queiram chamar. Faz, a meus olhos, tanto sentido como passar os dias sentados numa cadeira quando temos mobilidade ou num quarto escuro se temos a capacidade de ver, "dá Deus nozes a quem não tem dentes"... Para além disso, fazermos por ser felizes é, já por si, contribuir para um mundo melhor. A felicidade não rouba bocado, antes pelo contrário. As pessoas felizes gostam de partilhar a sua e de contribuir para a dos outros. Têm naturalmente mais genica e tendem a olhar a vida com optimismo, acreditando na mudança e nas melhorias e fazendo activamente por elas.  
Esta última parte é de extrema importância; fazer activamente por… muito se divulgam más notícias e desgraças nas redes sociais, por exemplo, mas quantos arregaçam as mangas e se chegam efectivamente à frente?! Meus amigos, partilhar fotos de filas de cadáveres de crianças alinhados no chão ou filmes de partir o coração a uma estátua, não ajuda ninguém. Mexam-se, colaborem, não fiquem a olhar. Para tal, não é necessário abandonar pátria e família e mudar-se para o meio das bombas, há várias formas de ajudar. Muitos têm a mania de que ou se fazem as coisas em grande ou não vale a pena, mas a realidade é que grão a grão enche a galinha o papo, as melhorias do mundo passam muito mais pela soma de milhares de pequenos actos quase insignificantes do que por atitudes grandiosas.
       Há tempos escrevi um post sobre o Movimento 1 Euro, associação pela qual sinto uma especial simpatia. Na altura tinham para cima de mil e duzentos Likes na sua página do Facebook, mas menos de oitocentos associados. Descobri entretanto que, na maior parte dos casos,  a diferença entre os dois ainda é mais gritante. Parece que está na moda ser solidário, o que infelizmente muitos fazem como quem ostenta o Rolex comprado em Chinatown.
       A realidade é que o bicho homem é tendencialmente calão e muitas vezes não sabe sequer por onde começar a mexer-se, pelo que, originalmente, a minha ideia era deixar-vos aqui links para vos ajudar a ajudar, se estivessem para aí virados. Resolvi no entanto ir mais longe, tendo acabado de criar uma página no Facebook onde irei partilhando causas várias e formas de para elas contribuir. Façam-lhe Like, divulguem-na, visitem-na de vez em quando e contribuam para aquelas ás quais forem mais sensíveis.  Natal é quando um homem quer e ajuda é necessária todo o ano. ;)
       Entretanto, são estejam tristes, não se sintam mal por eventualmente serem mais felizes do que o próximo. Colaborem, com o que poderem, no que estiver ao vosso alcance, para espalhar felicidade, façam a vossa parte  e a mais não são obrigados.
       Os desejos de um Feliz Natal para todos! :)





COM MÚSICA


0 comments:

Enviar um comentário