domingo, 17 de junho de 2007

O ser mais feliz do mundo...

O meu Guru Lançador de Santolas mandou-me um artigo sobre "O ser mais feliz do mundo"...
Começa com as seguintes afirmações:
"O que é a felicidade? Esta é uma das interrogações mais antigas do ser humano, que deu não poucas dores de cabeça a poetas e filósofos. A ciência moderna pensa estar apta a responder, pelo menos parcialmente, a esta questão."

Poetas? Filósofos? A ciência moderna???!
Oh, My God... para quê tanta complicação???
Muito gostam as pessoas de tentar explicar tudo...
Quem é feliz sabe que o é, quem não o é também o sabe. Não me parece que haja qualquer necessidade de definir a felicidade.
É um pouco como tentar explicar Deus...

A felicidade é aliás, na minha humilde opinião, tal como Deus, uma questão de fé.
Só poderá atingi-la quem acreditar nela...
Quando afirmei ser feliz, deram-me os parabéns, ficaram "felizes" por mim, mas não sei se acreditaram de facto que o sou profundamente...
Vêem-me tantas vezes em baixo, ca neura (LOL), angustiada, ansiosa, triste... que acho que devem ter pensado "Feliz... aham... pois sim..."

O meu post que, de longe, mais comentários teve, que mais polémica gerou, foi aquele sobre a riqueza... Confesso que fiquei um bocado triste...
Não vou voltar a falar sobre o tema, mas o grande debate que provocou, leva-me a crer que a maior parte das pessoas acredite que a felicidade depende de factores externos...
Eu não acredito!

Os estrangeiros, quando falam a nossa língua, tendem a confundir o "ser" com o "estar"... No capítulo felicidade acho que é um mal geral...
Uma pessoa não "está" sempre feliz...
Por exemplo, quando limpo as cagádas do "Cão nauseabundo" não "estou" definitivamente feliz... LOL
A realidade é que a felicidade vem de dentro para fora e não o contrário... Há obviamente coisas que influenciam o nosso estado de espírito, os nossos moods, os nossos sentimentos... mas se formos felizes não são as tropelias da vida que vão mudar isso.

O que é a felicidade?
Que tal uma pessoa sentir-se bem "na vida"?
Gostar de si próprio. Respeitar-se.
Viver com serenidade.
Sentir que vale a pena viver apesar dos contratempos.
Apreciar o que tem de bom.
Tirar ensinamentos do que corre mal.

A maior parte das pessoas é muito "António Variações", como costumo dizer no gozo ao meu filho. Só quer ir onde não vai, só está bem onde não está...
Se vivermos plenamente o hoje, conscientes de que pode não haver amanhã, se apreciarmos aquilo de bom que temos na vida em vez de nos lamentarmos do que não temos, se percebermos o que é importante para nós em vez de nos compararmos com os outros e trabalharmos para o obter, se tivermos a noção de que não se pode ter tudo na vida, que esta é feita de opções, se dermos o nosso melhor, em consciência, em todos os sentidos, todos os dias, porque não havemos de ser felizes?



Good Vibrations - Beach Boys

10 comentários:

  1. "Happiness depends upon ourselves."
    - Aristóteles

    "Happiness is not having what you want. It is wanting what you have."
    - Anonymous

    E, especialmente dedicado à dona do cão nauseabundo, vizinho dos gatos fedorentos:

    "Happiness is a warm puppy."
    - Charles Schulz (criador de Snoopy)

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Não dúvido da tua felicidade e dou-te os parabéns por ela.

    Agora, eu que sou uma pessoa muito emocional, julgo que seria muito pouco feliz se tivesse a tua personalidade:
    - Confrontação na "educação" dos filhos e amigos.
    - Cadelas ineducaveis a mijar/cagar tudo à volta.

    Beijos e mais uma vez obrigado pela partilha das tuas ideias e experiências.

    Paulo

    ResponderEliminar
  3. Paulinho,

    - "Confrontação" na educação? Que raio é que isso quer dizer?
    - Quem diz que é "ineducável"? Se calhar só precisa de mais tempo...
    LOL
    Será que és tu o "segundo votante"? Aquele que é "mais ou menos" feliz? (não quero saber...) Então Paulinho... tu devias ser COMPLETAMENTE feliz... Tens "tout ce qu'il faut" para isso! Ai, ai... ainda não percebeste?
    Love You!!!

    ResponderEliminar
  4. To be or not to be - you choose!
    Acredito que és tu que fazes a escolha: escolhes SER feliz, embora às vezes possas ESTAR triste... O SER feliz parte do interior, o ESTAR feliz parte do exterior...
    Também me considero uma pessoa altamente FELIZ e sou-o porque fiz essa escolha ;) hehehehehe
    Vive cada dia como se fosse o ultimo pois um dia ACERTAS LOL
    Mega kisses pessoal!
    Carpe diem!

    ResponderEliminar
  5. Cristina,

    Mais um post cheio de sapiência. Duas excelentes malhas: a diferenciação entre o ser e o estar e o procurar na lua aquilo que está à nossa porta.

    Só não concordo com uma coisa, e é no comentário que puseste. O gajo não devia ser feliz. O gajo É feliz todos os dias só é que teimoso que nem uma mula ou burro que nem uma porta. Já gastei uma vez quatro horas num lauto jantar no italiano da Rua de S.Bento a explicar-lhe isso mesmo, mas acho que só batendo-lhe ou, em alternativa, rapando a carola e vestindo-me de túnica vermelha e laranja é que o consigo convencer.

    ResponderEliminar
  6. Carlinhos, tenta, por favor tenta... Não que ache que possas convence-lo, mas amava ver-te de túnica vermelha e laranja... LOLOLOLOLOLOLOLOL

    ResponderEliminar
  7. Pois eu, amigos, lamento discordar...
    Tudo o que dizes sobre a felicidade é pura teoria. A teoria sabemo-la todos. A prática é bem mais difícil!

    Talvez eu seja deveras exigente para comigo própria (talvez...?! he he!) mas do que me vale a pena dizer que sou feliz se não o puser em prática? Ser feliz é limpar a 12ª cagadela do dia do "cão nauseabundo", pagar os cabrões dos impostos, ir trabalhar a um domingo quando todos estão na praia, lidar com o meu ex... e FAZE-LO COM PAZ E DE SORRISO NOS LÁBIOS! Isso é que é ser feliz!

    Claro que tudo depende do grau de felicidade de que estamos aqui a falar, mas maioria das pessoas, de vez em quando, ESTÁ feliz. O "ser" é importante, não como uma figura de retórica, mas como um objectivo concreto, a ser trabalhado em todos os momentos de contrariedade. Não é inatingível mas infelizmente, também não inato, nem fruto de uma decisão.

    Dizer que não se É feliz hoje em dia, é quase pior que dizer que se anda na droga! É uma vergonha! Uiiii! A não-sei-das-quantas não É feliz!!!

    Pois eu, meus amigos, ESTOU muiiito feliz de SABER que não AINDA não SOU feliz! Mais depressa o problema identificado, mais depressa o problema resolvido!

    Beijinhos a todos, vou de férias!
    ©

    ResponderEliminar
  8. Querida mana, querida mana...
    Tudo o que digo NÃO É TEORIA,caguei básicamente para a teoria, o que escrevi é exactamente o contrário, uma constatação.
    Agora se de facto achas que ser feliz é limpar a cagadela do "cão nauseabundo", pagar os cabrões dos impostos e gramar com o teu ex "de sorriso nos lábios", então vai ser complicado atingires a felicidade...
    Estás a confundir o ESTAR e o SER minha querida (agora que sou de Cascais, sei lá, tenho de utilizar mais vezes esta expressão... LOLOLOLOLOL).
    O SER feliz ultrapassa a cagadela, o estado e aqueles que nos fazem a vida num inferno... como disse, é como acreditar em Deus.

    ResponderEliminar
  9. Alto lá!
    Tenho que concordar com a Cláudia, pelo menos num aspecto: pagar os impostos, com ou sem sorriso nos lábios, é um bilhete de entrada directo para o Nirvana!
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Just a thought:

    Primary Attributes of the 'Happy':
    1.Independent Inter-dependence
    2.Live Consciously
    3.Grateful
    4.Self-responsible
    5.Rational
    6.Courageous
    7.Determinant
    8.Persistent
    9.Open Flexibility
    10.Emotional Acceptance

    Primary Attributes of the 'Unhappy':
    1.Inter-dependent Dependence
    2.Live by Default
    3.Envious
    4.Accusatory
    5.Irrational
    6.Conformity
    7.Boredom
    8.Stagnant
    9.Closed Rigidity
    10.Emotional Repression

    ResponderEliminar