terça-feira, 6 de novembro de 2007

Ser ou não ser, eis a questão

Ultimamente, por causa do meu inquérito, por causa deste blog, enfim sei lá, porque tem calhado, tenho tido várias conversas, ao vivo e a cores, sobre o tema da felicidade...
Chego à conclusão de que a maior parte das pessoas não parece considerar a felicidade como um "ser" mas mais como um "estar"...



Há pessoas alegres, pessoas tristes, pessoas carrancudas, pessoas divertidas... qualquer uma destas coisas é facilmente aceite como um "ser", como uma característica que as define.
Também podem ser um estado, claro, uma pessoa pode "ser" alegre e "estar" momentaneamente triste.

Então porque não havíamos de poder "ser" felizes? Porque é que a felicidade é encarada como se fosse uma utopia?

Até alguns dos que pensam mais como eu, com quem sinto mais empatia em termos de forma de ver a vida, parecem achar que a felicidade é uma espécie de nirvana.

Uma pessoa pode ser saudável e estar pontualmente doente.
O facto de se apanhar uma gripe ou de se partir uma perna não faz com que passemos a ser considerados "doentes".
Então por que raio é que os eventuais
períodos de dor, física ou emocional, de desalento, de tristeza, etc, têm de nos fazer mudar de estatuto no que diz respeito à felicidade?

Está um dia lindo, almocei que nem um abade e estou profundamente apaixonado; sou feliz.
Chove a cântaros, estou de caganeira e morreu o meu cão; sou infeliz.
Isto faz algum sentido? A felicidade é tipo pisca-pisca?

Não há dúvidas de que tem condicionantes.
Estas podem ser diferentes de individuo para individuo.
Há quem não consiga ser feliz sozinho, quem não consiga ser feliz sem dinheiro, quem não consiga ser feliz com uma deficiência física... sei lá.
Eu, por exemplo, tenho sérias dúvidas que conseguisse continuar a ser feliz se perdesse o meu filho... ou a visão, por exemplos.
Ou seja, há condições para a felicidade de cada um e estas podem sofrer alterações.

Voltando a usar o exemplo da saúde,
não se deixa de considerar uma pessoa saudável porque apanhou varicela, mas se apanhar Sida já é outra história.
Há casos e casos e a sua gravidade e duração determinam no fundo a passagem do ser uma coisa para passar a ser outra.
Claro que há casos em que uma pessoa tem uma constipaçãozinha da treta e julga que está a morrer... Conheço pessoas assim... mas não irei desrespeitar a privacidade alheia expondo o nome delas para uso num grupo tão alargado. LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

Dito isto o meu exemplo não é de todo idiota.
A realidade é que acho que aqueles que dizem que não se é feliz, que se está
mais ou menos frequentemente feliz, não passam no fundo de uns "hipocondríacos emocionais".
Da mesma maneira que certas pessoas não perdem a ocasião de se lamentarem das suas doenças, outros estão constantemente a lamentar-se dos seus azares e da vida porca e miserável que levam.

Eu própria, nem sempre fui feliz, ou tive consciência de o ser e o assumi (shame on me...).
Quantas vezes me perguntaram "então, como vai isso?" e dei por mim a responder "mais ou menos" ou "vai-se andando", só porque tinha tido qualquer tipo de contratempo de merda, daqueles que não têm ponta de importância.

Descobri a seguinte citação da Helen Keller:
"Quando uma porta de felicidade se fecha, abre-se outra; mas frequentemente ficamos tanto tempo a olhar para a porta que acabou de se fechar que nem sequer nos damos conta da que se abriu."
Ok, não vamos discutir como é que a Helen Keller via, ou sequer ouvia, portas a abrir e a fechar...
LOLOLOLOLOLOL
OLOLOLOLOLOL
Desculpem, não consegui resistir a um pouco de humor negro... LOL...
Dito isto era exactamente o que estava a tentar dizer, que ás vezes damos tanta importância ás coisas más que nos vão acontecendo na vida que não vemos sequer as boas que estão à nossa frente.
Caraças, se até a Helen Keller fala em felicidade vocês têm a lata de me dizer que não é possível ser-se feliz?! Santa paciência...

Dito isto acho que na realidade há uma espécie de pudor social, que não consigo compreender, no que diz respeito à felicidade. Não "é bem" assumir que se é feliz. Devia-se criar os "felizes anónimos" de tal maneira o assunto incomoda as pessoas. Se alguém afirma sê-lo sente-se como se estivesse a divulgar o saldo da conta bancária (no caso de ter lá alguma coisa, claro... LOLOLOL).
Todos afirmam que querem ser felizes, mas na realidade poucos se dão conta de que já o são.









14 comentários:

  1. If you want others to be happy, practice compassion.
    If you want to be happy, practice compassion.
    - HH the Dalai Lama

    (private joke)

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião a felicidade é uma maneira de viver. Apesar de optarmos por vivermos felizes podemos ter periodos tristes mas não passamos a ser infelizes: se as estrelas não brilham é porque o ceu está nublado... elas continuam lá.

    O que eu acho que se passa é que as pessoas no geral acham que a 'felicidade' é o tal nirvana totalmente inatingível e procuram viver 'no céu' cá na terra e logicamente não vão encontrar o céu na terra.... As pessoas têm uma noção fantasiosa e utópica da felicidade quando ser-se feliz é bem mais simples e real.

    É logico que a morte de um filho deve ser das coisas mais brutais e dolorosas que o ser humano enfrenta e tb não faço ideia se continuava a viver feliz se isto me viesse a acontecer - duvido que conseguisse sequer viver, quanto mais viver feliz...

    Mas este é um caso extremo, impossivel de imaginar, por isso não vou aprofundar. Acredito que a pessoa vive no meio termo, traduzindo em cores: no cinza e pode escolher viver num cinza mais claro ou num cinza mais escuro, mas por vezes passa-se no preto e quando se está no preto é dificl ver-se o branco, mas se se começar por ver o tom de cinzento seguinte, o cinza escuro, depois facilmente se encontra o cinza mais claro, até que o branco fica mais próximo e visivel.

    Tentar chegar à felicidade do tipo 'nirvana' é apenas viver uma eterna projecção: nunca se chega lá. Se projectarmos ser felizes acabamos frustrados porque os nossos projectos de felicidade são efemeros, vão mudando, não são constantes, na medida em que nós próprios mudamos, todos os dias: ninguem pode estar certo de amar amanhã aquilo que hoje ama. Por isso é que considero que a felicidade é uma forma de viver e não um projecto de vida.

    A felicidade não é algo que se encontra longe, antes pelo contrário, encontra-se bem perto: dentro de nós. Temos é que procurar bem....

    ResponderEliminar
  3. Não é uma constipaçãozinha. É uma bronquite do cacete, potencialmente letal!

    ResponderEliminar
  4. Priminha,

    Lindo tema que foste buscar para dar brasa às castanhas do teu Blog, já que eu e a "felicidade" andamos às turras desde há uns anitos para cá, e só mesmo em ocasiões muito remotas, ou com pessoas muito especiais, eu considero que estou "feliz"; mas são normalmente momentos de curta duração, já que a "não felicidade" ronda e bate à minha porta com muita frequência.

    Talvez pareça um verdadeiro "chato"; e talvez por isso menos feliz, mas não vejo muitos motivos de "felicidade" nos que me rodeiam, ao ponto de os ver aos pinotes de contentes no dia-a-dia.

    Tento praticar uma politica de "não te metas" com quase toda a gente, e espero o mesmo de volta, tipo pacto de não agressão, para ver se passo despercebido, e não me tenho dado mal na maioria dos casos. Outros há, cada vez menos, infelizmente, que me preocupam particularmente e que não consigo deixar passar ao lado, apesar de às vezes tentar.

    ResponderEliminar
  5. constipação??
    De onde é que isso veio?
    I didn't get it... será mais um 'private joke' ???

    ResponderEliminar
  6. ok já percebi de onde veio a constipação.... tava distraida ...

    ResponderEliminar
  7. LOL... tu és única... "muito distraíííídaaa", deves ser loira... LOLOLOLOLOLOLOLOL By the way, então e a foto?

    Quanto a ti priminho, este "lindo tema" é exactamente o coração deste Blog, não o fui buscar para "dar brasa às castanhas" do mesmo. LOL
    Vejo portanto, com grande pena minha, que és dos que acreditam que a felicidade é um "estar" e não um "ser"...
    Não faz mal, eu sou muita teimosa... ei de continuar a escrever até que pelo menos alguns de vocês mudem de opinião : )

    ResponderEliminar
  8. Cristina

    ei de...? com essa é que tu me lixaste, pq não a esperava de ti.

    Lá estás tu a confundir o meu "ser" com o "estar" e ainda por cima a lançar a confusão na minha mente.

    A tua teimosia vale pelo que vale e não pretendo nem moldá-la, nem ajustá-la às minhas necessidades.

    Kisses

    ResponderEliminar
  9. Bem, este é o segundo comentário que estou a escrever sobre este artigo.

    Então e onde é que está o primeiro?

    Pois eu também gostáva de saber... carreguei num botão e o &%/&$% do comentário, que por sinal estáva excepcionalmente bem escrito, desapareceu. Grrrrrr!!!!

    Vamos lá então puxar pela memória e ver se consigo que saia com a mesma espontaneidade que o primeiro.

    O que acontece em relação à felicidade é que nunca - ou raramente - estamos satisfeitos e portanto achamos que estamos ou não estamos felizes.

    O mais frequente é acharmos que não estamos felizes porque associamos a felicidade ao materialismo, ou seja, achamos que só somos felizes se tivermos isto ou aquilo, ou se fizermos isto ou aquilo ou se estivermos com esta ou aquela pessoa.

    Passamos o tempo a lamentarmo-nos sobre o nosso passado e a preocuparmo-nos com o nosso futuro, quando o único momento importante da nossa vida é o "aqui e agora".

    Nenhum outro momento é mais importante, seja ele qual for.

    O passado já lá vai, foi-se, como o próprio nome indica é o passado, ficou para trás. Não serve de nada estarmos a olhar para trás porque já não há nada a fazer. O que lá vai, lá vai. Apenos serve para aprendermos alguma coisa.

    O futuro tanto pode vir como não vir. Nunca se sabe. O que podemos ter a certeza é que em função da atitude que tomarmos temos uma influência directa sobre o nosso futuro.

    Portanto, podemos decidir ser felizes de um momento para o outro, já, aqui e agora. Só depende da atitude que tomarmos, ou seja, só depende de nós sermos felizes ou não.

    Temos um poder infinito ao podermos decidir ser felizes aqui e agora, mas quando decidimos que só somos felizes se..., quando..., etc então estamos a abandonar o poder que temos e estamos a passá-lo para as mãos de terceiros.

    Quando fazemos isso, só podemos ter a certeza de uma coisa: é que nesses momentos não somos felizes.

    Portanto, vamos a isso, tome coragem e decida ser feliz, já, aqui e agora.

    Bom fim-de-semana com muita felicidade.

    João
    ps: ainda sou um aprendiz nisto de publicar comentários nos blogs e espero que este não se perca, mas se se perder, continuo feliz na mesma.

    ResponderEliminar
  10. LOL
    Estou feliz que tenhas acabado por conseguir publicar... ;)Mesmo que como "anónimo" e assinando em baixo... LOLOLOL
    Sabes que isto deve ter de facto um bug qualquer porque já não é a primeira vez que tb me desaparece tudo o que escrevo...
    Dito isto ainda bem que mais alguém subscreve o que tenho andado a tentar dizer, tenho-me sentido um pouquitito incompreendida... LOL ás vezes parece que estou a falar chinês e pergunto-me até que ponto sou "clara" na minha escrita.

    Sung By Bobby Mcferin:
    Here's a little song I wrote
    You might want to sing it note for note
    Don't worry, be happy
    In every life we have some trouble
    But when you worry you make it double
    Don't worry, be happy
    Don't worry, be happy now

    Don't worry, be happy Don't worry, be happy
    Don't worry, be happy Don't worry, be happy

    Ain't got no place to lay your head
    Somebody came and took your bed
    Don't worry, be happy
    The landlord say your rent is late
    He may have to litigate
    Don't worry, be happy
    Don't worry, be happy

    Don't worry, be happy, Don't worry, be happy
    Don't worry, be happy, Don't worry, be happy

    ResponderEliminar
  11. Bof...
    O B. Marley põe a um canto o menino do B. McFerrin:

    Dont worry about a thing,
    cause every little thing gonna be all right.
    Singin: dont worry about a thing,
    cause every little thing gonna be all right!

    Rise up this mornin,
    Smiled with the risin sun,
    Three little birds
    Pitch by my doorstep
    Singin sweet songs
    Of melodies pure and true,
    Sayin, (this is my message to you-ou-ou:)

    Singin: dont worry bout a thing,
    cause every little thing gonna be all right.
    Singin: dont worry (dont worry) bout a thing,
    cause every little thing gonna be all right!

    Rise up this mornin,
    Smiled with the risin sun,
    Three little birds
    Pitch by my doorstep
    Singin sweet songs
    Of melodies pure and true,
    Sayin, this is my message to you-ou-ou:

    Singin: dont worry about a thing, worry about a thing, oh!
    Every little thing gonna be all right. dont worry!
    Singin: dont worry about a thing - I wont worry!
    cause every little thing gonna be all right.

    Singin: dont worry about a thing,
    cause every little thing gonna be all right - I wont worry!
    Singin: dont worry about a thing,
    cause every little thing gonna be all right.
    Singin: dont worry about a thing, oh no!
    cause every little thing gonna be all right!

    (ad nauseam...)

    ResponderEliminar
  12. Cristina, gostei muito do tema escolhido por ti. Já não é a 1.ª vez que me identifico muito com o que tu dizes, mas esta é a 1.ª vez que vou comentar.
    Eu considero-me uma pessoa feliz. Para mim, a felicidade é "ser", mais do que "estar". É verdade, há momentos em que estamos felizes, mas esses momentos são normalmente muito curtos.
    Mas mais do que momentos, penso que devemos olhar para o que é verdadeiramente importante e pensar se somos felizes.
    Eu sou feliz! Tenho saúde, tenho 2 filhos lindos e saudáveis, tenho pessoas que gostam de mim e se preocupam comigo, tenho um tecto e comida no frigorifico... Que mais é realmente necessário para sermos felizes? Uma promoção? Um carro mais caro? Roupa de marca? Uma casa maior? Sim, de facto, gostava de ter isso tudo. Mas isso iria tornar-me uma pessoa mais felz? Não creio.
    Se me perguntarem durante o dia se estou feliz, provavelmente a resposta vai ser "estou cheia de trabalho", "estou preocupada com...", "estou cansada", "estou...", mas no final do dia, antes de me deitar, quando entro no quarto dos meus filhos e os vejo a dormir com ar tão repousado e feliz, sinto-me abençoada e verdadeiramente feliz!

    ResponderEliminar
  13. Realmente este Blog virou mesmo um clube de fans de se lhe tirar o chapeau...

    Toda esta semana, pelos mais diversos motivos, vi razões mais do que suficientes para eu não ser ou estar Feliz neste ou naquele momento, sendo impossível, pelo menos para mim, defenir um padrão de Felicidade como tu advogas. E olha que me esforcei "hard enough", mas sem retorno.

    ResponderEliminar