domingo, 28 de setembro de 2008

ViváNet

COM MÚSICA

Muitos têm acusado os computadores em geral e a internet em particular de estar a gerar pessoas solitárias e anti-sociais, de dar cabo das relações “ao vivo e a cores”, do calor humano.

Hoje em dia não podia discordar mais…
Acho que a Net tem sido um vehículo de aproximações e reaproximações fenomenal que contribui e muito para as relações humanas. Ousaria mesmo dizer mais do que o correio ou o telefone…


Perdi completamente o contacto com uma pessoa de quem gosto muito e de quem fui em tempos extremamente próxima. Correspondemo-nos por carta durante muitos anos e um dia… puf, simplesmente desapareceu.
Escrevi para todos os endereços que tinha, perguntei a todas as pessoas que conheciamos em comum se sabiam alguma coisa dele… Nada. Nunca mais tive notícias.
Um dia lembrei-me de fazer uma pesquisa na Net e encontrei uma referência ao seu nome na página de um grupo de teatro. Resolvi atirar o barro à parede e mandar-lhes um mail. No mesmo dia estava de novo em contacto. Desde então temos falado, já me veio visitar, temos mantido mais ou menos a conversa em dia.

A minha irmã fez uma grande festa de anos… convidou as pessoas por mail, como vem a ser hábito, e durante a semana que a antecedeu houve muita troca de mensagens, brincadeiras, bocas, o costume, em reply to all…
Quando nos encontrámos lá, pessoas que não se conheciam de lado nenhum tinham a sensação de, de certa maneira, já se conhecerem.
Em situação normal não teria sequer havido troca de números de telefone, não havia razão para isso. As pessoas teriam simplesmente perdido contacto.
Neste caso tendo todos os mails uns dos outros, no pós festa iniciou-se uma nova troca de mensagens, agora já mais personalisada, entre pessoas que “foram à bola” umas com as outras.
Dessa troca de emails sairam, no que me diz respeito, uns embriões de amizade que muito prezo.

O Site do Liceu Francês… oh o Site do Liceu Francês… (lol) tanta gente a reatar amizades há muito perdidas, a conhecer gente nova, a criar laços…
Como é que se conseguia pôr tanta gente em contacto se não fosse a internet?
Todos os dias lá se reunem centenas de pessoas…
Diáriamente no chat há conversas, troca de ideias, brincadeiras… acaba um pouco por cumprir a função do “ir ao café”. Estamos ás vezes mais actualizados sobre a vida, os estados de espírito, os problemas e as alegrias destas pessoas do que sobre a dos nosso amigos ou familiares “mais próximos”.
Trocam-se comentários, enviam-se mensagens privadas, convida-se para eventos e combinam-se encontros, tanto com pessoas que já conhecíamos como com pessoas que passámos a conhecer.
O Site acaba por ser o veiculo mas o contacto torna-se muitas vezes de carne e osso. Sem esta ferramenta muitos de nós voltariamos certamente a perder contacto.


Até aquelas trocas de mails com anedotas, fotos, filminhos, pps… acaba de certa maneira por aproximar as pessoas. Continuo desta forma em contacto com ex-alunos, amigos que não vejo com frequência, familiares, pessoas que não fazem parte do meu dia a dia… E graças a isso muitas vezes acaba por se dar uma palavrinha pessoal, que sem isso talvez não se desse. Lembramo-nos das pessoas porque nos “entram pelo computador a dentro”.

É mais fácil ás vezes escrever as coisas do que dize-las cara a cara… Tenho tido com algumas pessoas trocas de e-mails com conversas que nunca tive “ao vivo”. As pessoas abrem-se com mais facilidade, expressam melhor os seus sentimentos. Há coisas que simplesmente não é fácil dizer-se de viva voz mas que com a “burka” da internet saem espontaneamente.

Finalmente, há uma série de… de… vocês, a ler as parvoeiras que eu vou dizendo… as sentenças que vou c…ando… lol o que muito provavelmente não aconteceria se não existisse este blog, com o qual vou chegando, mal ou bem, a uma data de gente que me vai conhecendo melhor do que outros com quem "me dou" à muito mais tempo... ; )

8 comentários:

  1. Vehiculo não tem "h" e o verbo cagar também não leva pontinhos.

    Amen ao resto, completamente. (chefe)

    ResponderEliminar
  2. Pois não... Vehiculo não tem "h"... onde é que viste Vehiculo com "h"?!
    Quando ao verbo... acho que está correcto como o escrevi, mas vou consultar o "Primpéran"... lololololololol

    ResponderEliminar
  3. quem é o primpéran?
    se é o que estou a pensar sou alérgica e já ia morrendo á conta dessa treta lol...
    Concordo totalmente.
    E como ando farta de certos amigos "velhos"...acho que a net é optima para conhecer e voltar a reconhecer pessoas.
    bjs cat

    ResponderEliminar
  4. quem é o primpéran?
    se é o que estou a pensar sou alérgica e já ia morrendo á conta dessa treta lol...
    Concordo totalmente.
    E como ando farta de certos amigos "velhos"...acho que a net é optima para conhecer e voltar a reconhecer pessoas.
    bjs cat

    ResponderEliminar
  5. irra! a bebedeira foi tal na 6a que ainda estou a escrever a dobrar ;)

    ResponderEliminar
  6. Veiculo não tem H mas foi preciso vir ler os comentários para reparar nisso...
    Picuinhas...
    Não acho nada que a net dê cabo das relações pessoais das pessoas(não sei quem foi a "B..ta" que disse isso) .Acho mesmo que aprofunda as relações entre pessoas porque nós sendo tugas temos mesmo de ir jantar fora e "conbiber ao bibo".Nos outros países não sei como se passa mas em Portugal tenho a certeza de que passado uns tempos anda tudo em almoçaradas ou jantaradas....

    "A gente seramos tugas né..."

    ResponderEliminar
  7. Claro que aprofunda as relações, não fossemos nós latinos. Cá agora ficar pelo ciber espaço, era o que faltava! Enquanto não passamos às jantaradas, saídinhas, casa deste e daquele não descansamos.

    ResponderEliminar
  8. E como é que eu matava as saudades?

    ResponderEliminar