domingo, 5 de outubro de 2008

L'important c'est la rose...

COM MÚSICA

O conceito de VIP é uma coisa que sempre me fez confusão.
Passo a exemplificar para perceberem o que quero dizer com isto…

Em tempos que já lá vão, num “evento” cheio de gente “importante” (uns mais importantes do que os outros, claro, visto que eu também lá estava…) um velho jarreta (do estilo pervers pépère) fartou-se de se fazer a mim.
Quando comentei o facto responderam-me “Mas tu sabes quem ele é??!! …”
Porra!!! Então por o senhor ser um VIP tem o direito de se fazer indecentemente a uma miudeca? E ainda me deveria sentir honrada por isso?!
Como se costuma dizer… “na peida, Almeida” que essa eu não compro.

Outro exemplo, há tempos recebi um telefonema “do site”… “Já viste quem acabou de se inscrever agorinha mesmo? Tens de lhe ir dar as boas vindas…”
Dar as boas vindas?! Mas dar as boas vindas por que raio?!
Estão duas mil e tal pessoas inscritas, entram em média vinte e tal por dia, havia de ser lindo se fosse dar as boas vindas a todos… Dou as boas vindas aos que conheço. Dei as boas vindas ao primeiro, ao centésimo, ao milésimo… marcos históricos (lol)… agora aos VIPs??!! PleaaaaaseeeeYou must be jocking… por obra e graça de quê, pergunto eu?

VIP: Very Important Person
(Parece que até já apareceu o conceito de VVIP: Very Very Important Person, aparentemente estão um grau acima dos VIPslol)

Importante: do Lat. Importante adj. 2 gén., que merece consideração; útil; necessário; essencial; s. m., o que é essencial; o que mais interessa.
Ou segundo outra definição: “Something or someone who affects the course of events or the nature of things. Someone or something significant, valuable, and meaningful.”

Os VIPs são artistas, políticos, empresários, membros da realeza, figuras públicas, colunáveis, malta célebre, rica, poderosa…
São recebidos com honras e salamaleques onde quer que vão e são-lhes atribuídos privilégios vários.

Agora pergunto eu… mas “importantes” por que #$%&###?! (sim, que ainda não ouso utilizar o vocabulário do Mataspeak…;) Em que sentido é que eles são importantes? Para quem é que são importantes? Por que raio é que ão de ser tratados cumo se fossem mais cósoutros?
Bem sei que sou meia autista, completamente anti-“social”, uma pessoa pouco culta e informada, mas… “Importantes”??!! Que merecem consideração, úteis, necessários, essenciais, os que mais interessam??!!! …

Aposto que o Hitler recebia tratamento VIP onde quer que fosse…
Alguns VIPs têm comportamentos de envergonhar qualquer ser humano… São egoístas, caprichosos, arrogantes, cruéis até… não têm ponta de respeito ou consideração pelo próximo. Estão tão “full of themselves” que perdem a noção de tudo, de todas as regras básicas de convivência em sociedade, em família…
Notem que não estou a dizer que sejam todos assim… há de haver muitos que são excelentes pessoas.

Não consigo compreender a forma como as pessoas os encaram, a postura que adoptam. Como se fosse uma honra conhecê-los, estar na sua presença, que nos dirijam a palavra…
Caraças, por muito atraente e sexy que seja o Brad Pitt, antes de lhe fazer a reverência, de lhe prestar homenagem, teria pelo menos de saber se é de facto boa pessoa. E não é com certeza através dos media que se vai saber isso. Não gosto de pagar adiantado…

De quantos não vêm ao de cima os podres… que batem nas mulheres, que ignoram os filhos, que tratam os empregados abaixo de cão, yada, yada, yada… basicamente que são seres humanos desprezíveis… e deveríamos ter respeito e consideração por estas criaturas?
Eu pessoalmente tenho-os por pessoas que considere meritórias, que tenham dado provas. Não é por terem VIP escrito na testa com certeza.
Para mim, antes de serem ricas, poderosas, célebres… as pessoas são pessoas… fazem xixi e cócó como todos nós, dão pums e tiram macacos do nariz. Têm alegrias e tristezas. Têm comportamentos humanos (ou nem por isso) que as caracterizam… O resto é o menos importante.

Ok… chamem-me arrogante se quiserem… mas sou incapaz de me colocar “abaixo” de seja quem for sem o conhecer, sem perceber que tipo de ser humano é. Pode ser presidente da republica ou sex simbol, mas antes de tudo é gente… e há muita gente que não presta mesmo. E o facto de ser tratada com pompa e circunstancia é uma coisa que me faz pensar que o ser humano tendencialmente pensa mesmo muito pouco de si próprio.

4 comentários:

  1. Hear, Hear
    (comentado de confortável hotel VVIP)

    E aproveitando a onda Bécaud: et maintenant, que vais-je faire, que sera ma vie?

    ResponderEliminar
  2. VIP = Vai t'Imbora Porra!!!!
    Esse é o meu VIP o resto não interessa... Para mim só é VIP quem eu quero... O coração,a vida etc... é mais importante que o estatuto.
    E siglas ão siglas damos-lhes a interpretação que queremos....
    LOL quer dizer Lots Of Love?
    FdS quer dizer Fod..se?
    Eu cá só escrevo RAG= Rir Ás Gargalhadas...

    Beijinhos Grandes...

    PS: Já agora gostei muito principalmente do Almeida....

    ResponderEliminar
  3. Concordo em género, número e grau! Também não percebo a reverencia nacional à volta dos tais e os comportamentos caprichosos que alguns tomam, quais criancinhas birrentas a precisar de umas palmadas.
    Quando vejo alguém a achar-se, imagino-o(a) na casa de banho a defecar e já agora, com esforço…
    À maior parte dos ditos VIP’s, aplica-se bem o ICK, Importantes Como o K….

    Vês como ando sempre por perto?
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. 1) Espero que a tua tia não leia o teu blog! :-)

    2) Gostei da cueca freudiana: "You must be jocking"...
    Jocking:
    - to hit on.
    - to be extremely attracted to someone.
    - to steal someone else's style or idea.

    3) Para alguém nos comentários:
    RAG: to menstruate.

    ;-)

    ResponderEliminar