segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O monstro

COM MÚSICA

Olá, o meu nome é Cristina e sou viciada num site…
(agora vocês dizem em coro “olá Cristina”)

É verdade, tenho de o reconhecer… estou completamente vidrada no monstro.
Todos os dias lá vou, sem qualquer excepção, a não ser que não tenha acesso à Net.
Bem… dizer que “lá vou” será talvez um under-statement… já que estou numa de confissões, deveria antes dizer que lá “vivo”…

Quando ligo o computador, o que costuma acontecer logo pela manhã, a primeira coisa que faço é puxar mails… é ao mesmo tempo uma protecção e um “trailer” do que me espera no site.
Protecção porque, por muito estranho que possa parecer a alguns, eu tenho vida para além do monstro… a sério, é mesmo verdade… o que quer dizer que tenho outros assuntos para tratar. Se fosse directa para lá (para o site, claro está) estes assuntos ficariam pendentes até ter cumprido com todas as minhas rotinas o que, consoante os dias, pode demorar muitoooooo tempo …
Trailer porque, como recebo mensagens de aviso, embora tenha tido de desactivar alguns porque senão enchiam-me a caixa do correio, fico assim com uma ante visão do que me espera.
Este deixou-lhe um comentário na sua página, aquele comentou no grupo tal, outro respondeu à discussão sobre não sei o quê, tem não sei quantas fotografias para aprovar…
E lá fico com um pequeno panorama de como estão as coisas por lá.
Nos dias em que tenho dezenas de mails, fico logo a saber que há algum motivo de rebuliço…

Passaram-se mais de sete meses desde que nasceu… tem neste momento 3.150 membros… aquilo não é um site, é um mundo!!!
Já nasceram pessoas, morreram pessoas… houve casamentos, divórcios... convivem pessoas de várias gerações, várias classes sociais, várias nacionalidades... fala-se em várias línguas, de assuntos vários… nasceram grupos, juntaram-se interesses comuns… apoiaram-se causas… organizaram-se convívios…

A realidade é que reina a boa onda!!!
É no fundo um antro de boa gente…
Há de haver cretinos, como em toda a parte, afinal de contas a amostragem já é grande… mas não se dá por eles, não andam por lá a chatear o povo.
Também há uma que outra “crise” de vez em quando, como em todo o lado… gente que amua, que faz birrinha, que fica ofendida, que se zanga, malta que chega a desinscrever-se, dos grupos, do próprio site… mas que em geral volta rapidamente…também, quem é que consegue ficar longe “daquilo”?! lol

Entrar naquele site é ir ao encontro de um tornado de emoções… é um estudo de antropologia… é uma companhia… um desafio… é fantástico!!!

Se não o fiz já na “véspera”, caso já passasse da meia noite quando desliguei finalmente o computador, começo por dar os parabéns aos aniversariantes do dia… é uma excelente maneira de o começar e permite ir conhecendo “os membros”… é tão giro saber de quem “hoje” é o dia especial, saber que alguém estará a festejar algures por este mundo. É quase sempre o dia de anos de alguém e os dias de anos são supostos ser dias bons, partilha-los de alguma maneira com eles faz-me sentir bem também.

Depois dou uma vista de olhos rápida aos novos membros, a ver se conheço algum… Curiosamente hoje em dia chegam por ondas, como se de vez em quando houvesse saldos.
Não deixo de me admirar quando entra algum nascido no tempo da Maria Cachucha… Temos lá gente do início do século passado, é espantoso! Admiro sinceramente a capacidade de adaptação destas pessoas a estas “modernices”…
Volta não volta aparece alguém que conheço, ás vezes que nem sabia que tinha andado no Liceu (francês, claro está…) … muitas vezes pessoas de quem não sabia nada há anos, que já nem me lembrava que existiam… é giro reatar contacto, saber notícias, ver para onde a vida os levou…

Confesso que o chat para mim perdeu a sua graça, raramente lá vou hoje em dia… em parte para me proteger da minha tagarelice natural, se lá entro à conversa dificilmente conseguirei sair… mas também o próprio, que já teve os seus tempos áureos, caiu um pouco em desuso.
De vez em quando vê-se lá alguém a falar sozinho, até parece que faz eco, o que não deixa de ter a sua graça.

A parte do relatório da “Latest activity” também dá uma ideia do que se está a passar…
De repente há não sei quantas linhas a dizer que X é agora amigo de Y, de Z, de W… muitas vezes isto quer dizer que X, que andava arredado(a) do site há uns tempos, voltou a dar ares de sua graça.
Ou então que X deixou um comentário para Y, logo a seguir que Y deixou um comentário para X, seguido logo de X a responder… a malta vai cuscar… cheira logo a conversa interessante… lol
Também dá para perceber que há actividade nos grupos ou posts que seguimos… ui, comentaram no grupo/post tal, vou lá ver…

Os grupos… oh, os grupos… já lá há 147… dividem-se por anos, por práticas desportivas, por hobbys, por paixões, por este ou aquele assunto ou simplesmente por tipo de conversa… muito divertido.
Por já haver tantos e visto que não dá para “seguir” todos, a escolha pode parecer difícil, mas rapidamente se chega à conclusão de que há uns mais activos do que outros e acabamos por nos juntar, desses, aos que nos dizem mais.
Cada um deles tem um anfitrião, normalmente a pessoa que o criou… se este deixa de “tomar conta da casa” o grupo esmorece.
Há membros activos e mirones. Há quem só vá lá ler e nunca participe, o que não deixa de ter a sua graça. Muitas vezes, ao fim de uns tempos, as pessoas não resistem e acabam por se inscrever. Aconteceu-me com um que segui durante… acho que não estarei a exagerar se disser meses… até cair na tentação de me inscrever, desgraçando-me completamente, como se tivesse tempo de sobra…

Ó fórum também é um local chave… volta não volta surge algum tema polémico, ou simplesmente interessante, onde muita gente vai botar discurso, onde muitos têm a sua palavra a dizer.
Está dividido por categorias… temos um memorial, onde aqueles que já não estão entre nós são recordados e homenageados… temos um sítio onde partilhar histórias do Liceu… outro onde se fala sobre temas vários… temos um para “anúncios”, outro para dar a conhecer os nossos negócios … e temos uma categoria dirigida à solidariedade.
E o que é mais incrível é que funciona!!! Já funcionou… mais do que uma vez. Já conseguimos unir-nos para levar a água ao nosso moinho, para estender efectivamente a mão ao próximo.

Depois há as páginas dos membros… umas mais clássicas, outras mais práfrentex…umas mais sóbrias, outras mais coloridas… umas carregadas de actividade, de amigos, de comentários, de bonecada, de fotografias, de música, de menções a grupos e a inscrições em eventos… outras estagnadas, de malta que se inscreveu e nitidamente nunca mais lá pôs os butes. Estes não sabem o que perdem, digo eu, sei lá… ;)
Através delas adivinha-se a personalidade do seu dono… mesmo quando não se conhece a pessoa em questão.
O que é espantoso é que é raro encontrar-se um comentário menos simpático, menos agradável. As pessoas cumprimentam-se, dão-se as boas vindas, regozijam-se pelo re-encontro, combinam coisas, dão-se os parabéns, pelos aniversários, pelos filhos, por um que outro feito de tenham vindo a tomar conhecimento…
As páginas pessoais são públicas, é da praxe cusca-las… navega-se no site de comentário em comentário, de página em página. Manda-se boca por cima de boca alheia, criam-se cumplicidades, fazem-se piadinhas, num ambiente de alegre convívio.

Pessoas que não se conhecem de lado nenhum criam assim ligações. Outros reatam amizades que há muito julgavam perdidas. Nascem novas amizades. Os que estão longe, sentem-se mais perto., Descobrem-se interesses comuns. Combinam-se encontros, jantares, almoços, saídas, whatever… ao vivo e a cores.
Mas o que é mais reconfortante é a sensação de pertencer a uma grande família, em que as pessoas convivem numa base mais ou menos regular, em que se interessam de facto umas pelas as outras, se apoiam, se entre ajudam.
As pessoas não se conhecem todas, evidentemente, e muito menos se dão… mas vão se descobrindo empatias, vão-se desenvolvendo relações, vão-se criando grupos que acabam por ter relacionamentos que não são só virtuais mas muitas vezes cara a cara.

Este site é de uma riqueza humana sem igual… nunca ouvi falar de outro assim.
É quente, é acolhedor, é simpático, é agradável… Não é só um “Facebook” ou um “Hi 5” privado, como já lhe têm chamado… é muito mais. Neste site sentimos de facto que o nosso leque de amigos, e não só de conhecidos, aumentou substancialmente… há gente para todos os gostos, para todas as ocasiões. Criou-se de facto “uma rede”, que parece lá estar de pedra e cal para o que der e vier, sentimos que podemos contar uns com os outros…

Para além de tudo isto, eu tenho o prazer e o privilégio de lá fazer aquilo que melhor sei fazer… organizar, dinamizar.
Dá-me um gozo genuíno manter aquilo a mexer… pôr daqui, tirar dali… introduzir novidades… mudar-lhe o visual… simplificar o seu funcionamento… dar dicas… ajudas…notícias…
Se soubesse o que sei hoje, te-lo-ia feito de forma anónima, o gozo era o mesmo e dispensava o protagonismo. Mas prontes, o que já está já está, e também não vem daí mal ao mundo.

Acho que posso afirmar, sem exagero, que tem sido a experiência mais gratificante da minha vida…Espero sinceramente que, comigo ou sem migo ao leme, este monstro viva tanto tempo que possa um dia também lá ir parar ao memorial. ; )


6 comentários:

  1. Olá, eu sou a MAC e sou viciada NO site…

    Geralmente ligo o pc, vejo os mails e se posso vou direitinha ao site… se não posso, porque ainda há vida outside site , nem vou ver os mails, se não fico doida de curiosidade. Depois de entrar, fico sempre online, esteja ou não à frente do ecrã… manias. Chego a sair e deixar assim.

    Não conheço o Hi5 e só à pouco tempo entrei no Facebook. Entrei e nunca lá vou, ainda não percebi exactamente para que serve ou, se calhar, não estou muito interessada. Mas já ouvi falar de ambos qb e não me parece que tenham algo a ver com o nosso site. No nosso, as pessoas entram porque têm um passado em comum, uma instituição, só vão à procura das óptimas memórias que por lá deixaram, se depois encontram afinidades com mais que lá andam, já são outros tantos. Nos outros vão à procura de conhecer pessoas novas, sem à partida, terem quaisquer pontos em comum. Parece que não, mas há uma grande diferença, é decididamente tudo muito mais familiar e pessoal. Que é um case study, fora de dúvida!

    E alimento um bocadinho um dos grupos e aquilo dá-me um gozo desgraçado… nem quero imaginar o que é todo o site, hehe! Mas, como os grupos precisam que alguém os alimente, o site muito mais e a alma danada daquilo serás sempre tu! E desconfio que se o tivesses feito de forma anónima, parte do sucesso estaria perdido…

    ResponderEliminar
  2. Só é um monstro porque teve uma gestação desmedidamente dilatada :-) Logo que se apanhou à luz do dia, tomou conta de tudo. E com muita satisfação, posso dizer: pariu a burra!

    ResponderEliminar
  3. Olá, eu sou a Alex, fui completamente viciada no site, ando a tratar-me (la vie oblige...) mas tenho frequentes e alarmantes recaídas que me dão muito gozo.

    E dizias tu, Cristina, que eras a "mulher a dias"... Menina, tu és mesmo é a porteira: QUE CUSCA!

    Bem, chega de bricadeira, respeitinho pela Matter

    O site foi uma grande ideia, é um grande acontecimento, é feliz, é saudável e é inteligente.
    Quanto a ser só para antigos alunos do LFCL, olhem... quem andou andou, quem não andou andasse. Roam-se.

    ResponderEliminar
  4. há ainda as nabas obstinadas e obtusas que saltitam para dentro e para fora, que cospem bocas indevidas a torto e a direito, que têm manias de bruxa...
    :)

    ResponderEliminar
  5. Olá eu também sou uma viciada no saite...
    Obrigada Cristina por teres criado um vicio tão bom!!!!!( sexo é melhor mas prontes....)Tás a ver não te chamei de Tinette....
    OBRIGADA e BEIJINHOS GRANDES

    Já agora sou a Rita

    ResponderEliminar