terça-feira, 28 de setembro de 2010

What goes around, comes around…

COM MÚSICA





A vida é como um boomerang… what goes around, comes around.

Pessoalmente acredito que assim seja a todos os níveis, acredito que tudo o que fazemos, de bom ou de mau, acaba por voltar a nós. Talvez não pela mesma via, talvez não através das mesmas pessoas, mas de alguma forma acabamos por receber de volta o que atirámos para o universo. Não queria no entanto, hoje, entrar por esta via meio esotérica.

Revi recentemente o “Saving Private Ryan”, excelente filme que muito mexeu comigo…
Conta-nos a história de um grupo de homens cuja missão é descobrir e levar para casa outro soldado, cujos três irmãos morreram na mesma guerra. Durante todo o filme vão pondo em questão a decisão de arriscar a vida de todos para salvar a de um único homem, revoltam-se, discordam, mas vão prosseguindo. Mais não conto para não estragar o filme a quem não o tenha visto mas, no fim, o capitão Miller -Tom Hanks, para os amigos ;) - diz-lhe “James, faz por merecer isto…”.

Julgo que todos gostemos de “ser gostados”, de ser bem tratados… a realidade é que para isso temos de o merecer. Muita gente não percebe isso, não percebe que para receber é também preciso dar.

Para sermos respeitados, temos de respeitar. Para inspirarmos confiança, temos de saber confiar. Para merecermos dedicação, temos de nos dedicar. Para podermos ser amados, temos de conseguir amar.
Muitos desejam sentimentos nobres e quentes a seu respeito mas não sabem tratar o próximo com humanidade.

Todos deveríamos tentar ser aquilo que gostaríamos que os outros fossem.
A agressividade só chama por violência, a prepotência não atrai dedicação, a hipocrisia não inspira confiança, a intolerância não favorece o entendimento, a sonsice não merece frontalidade, o egoísmo inibe a compaixão, and so on
Que é como quem diz, não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti.

Se formos pessoas amáveis, afáveis, agradáveis, de trato fácil, educadas, seremos, na maior parte das vezes, tratados na mesma moeda. A empatia será certamente muito facilitada.
O poder de um sorriso franco é incalculável. Simples actos de simpatia movem montanhas. Pequeníssimos gestos de solidariedade valem ouro. É de todas estas pequenas coisas que se alimenta o amor pelo próximo.

Isto não funciona obrigatoriamente na base do um para um. Seremos ocasionalmente maltratados por quem acarinhámos, desconsiderados por quem respeitámos, agredidos por quem não provocámos. Mas, at the end of the day, a nossa relação com os outros em geral, sairá garantidamente favorecida.

O calor humano partilha-se e difunde-se. ;)


0 comments:

Enviar um comentário