terça-feira, 26 de julho de 2011

Palavras, leva-as o vento

COM MÚSICA




“Words are, in my not so humble opinion, our most inexhaustible source of magic, capable of both inflicting injury and remedying it.” -  Albus Dumbledore

Fonte de magia, sem duvida...
Através delas conseguimos agredir, magoar, ofender, humilhar, ridicularizar, enganar, enraivecer... mas também apaziguar, confortar, enaltecer, acalmar, louvar, gabar, seduzir. Permitem-nos proporcionar bem estar ou causar dano, gerar empatia ou aversão, abrir e fechar portas.

É também através delas que nos damos a conhecer aos outros, ao partilharmos as nossas ideias, os nossos pontos de vista, os nossos princípios, como se de um cartão de visita se tratassem. Aquilo que afirmamos, os ideais que defendemos, a forma como o exprimimos, acaba de certa forma, numa primeira abordagem, por nos definir aos seus olhos.

Ás vezes encontramos as palavras certas, outras vezes baralhamo-nos, falamos com clareza ou metemos os pés pelas mãos. Nem sempre o que nos sai da boca é o que queríamos efectivamente transmitir. Acontece também que falemos sem pensar, sem medir as consequências do que mandamos cá para fora, todos dizendo coisas de que nos arrependemos mais tarde.

No entanto, no fundo, “palavras leva-as o vento”... boas ou más, não é por elas que somos julgados, que seremos recordados, mas pelas nossas acções. O que fazemos, muito mais do que o que dizemos, faz de nós aquilo que somos. Podemos apregoar o que quisermos, que o que conta, at the end of the day, é a forma como agimos.

Amor,  amizade,  rectidão,  honestidade,  competência,  integridade, etc, são cadeiras praticas. Não basta conhecer a teoria, não basta expô-la, dissertar sobre ela, discuti-la. É na prática que a iremos demonstrar. O que pesa realmente no curriculum é o que fazemos ou deixamos de fazer. De boas intenções está o inferno cheio, de boas ideias também, é no arregaçar das mangas que está o mérito.

As declarações de intenções, as promessas, as garantias, valem o que valem... até ver. No momento da verdade é que se descobre quem é e quem parecia ser, quem está  e quem não está, quem se chegou à frente e quem ficou a assistir de camarote a mandar bitates.
Para dizer coisas, basta ter língua e cordas vocais, papel e caneta, monitor e teclado... fala-se bem, fala-se mal, fala-se certo ou errado, alto ou baixo... mas tudo o que dizemos empalidece à sombra do que fazemos lá fora, no campo de batalha da vida.

Com o passar do tempo, a memoria emocional torna-se mais fiável do que a racional.
Quantas vezes, por exemplo, já não sabemos ao certo porque nos chateámos com alguém, nos esquecemos dos detalhes do que se passou, mas mantemos uma sensação de desconforto em relação ao indivíduo em questão?!
Da mesma forma, o que conta aos olhos dos outros não é tanto no que os fizemos pensar mas como os fizemos sentir, o efeito, grande ou pequeno, bom ou mau, que causámos nas suas vidas.

É por esta razão que a difamação não resulta com quem conhece realmente outra pessoa, o seu ser para além do parecer. Porque por muito que se diga, por muito que se tente denegrir, o que se sente, o que se observa, o que se prova, no dia a dia, não deixa margem para dúvidas. As teorias provam-se pelo exemplo, não pela conversa, o poder da palavra acaba então por ser muito relativo.


"Remember, people will judge you by your actions, not your intentions. You may have a heart of gold, but so does a hard-boiled egg." 
Author Unknown






2 comentários:

  1. "o que se sente, o que se observa, o que se prova, no dia a dia, não deixa margem para dúvidas. As teorias provam-se pelo exemplo, não pela conversa, o poder da palavra acaba então por ser muito relativo".
    Fez-me lembrar uma personagem "feias, porcas (emocionalmente falando) e má".
    Não se deve lamentar este tip(inh)o.
    Um beijinho :)

    ResponderEliminar