segunda-feira, 1 de abril de 2013

I quit!




Nos momentos de crise profunda, seja de que ordem for, é extraordinariamente importante que nos consciencializemos de que tudo tem solução e de que as dificuldades, as preocupações, as angústias, as tristezas... são sempre sensações passageiras.

A vida é feita de ups & downs e não há nada a fazer quanto a isso. 
Teremos no entanto muito mais probabilidade de ultrapassar os downs se os encararmos como naturais e não "fatalidades do destino". Não há postura mais contraproducente do que entrar numa onda de "que fiz eu para merecer isto". 
Até porque, na maior parte das vezes, chegamos à conclusão de que não fizemos nada e assalta-nos, para além de tudo o resto, uma sensação revoltante de profunda injustiça.  

É mesmo assim, faz parte, acontece a toda a gente.
Não há ninguém que, mais tarde ou mais cedo, não se depare com a sensação desesperante de "isto é demasiada areia para a minha camioneta, parem o mundo que eu quero sair", ninguém.
E para tal não é obrigatoriamente necessário que tenhamos tomado decisões erradas ou tido atitudes incorrectas.  As coisas não acontecem por castigo divino mas como parte integrante do percurso normal de qualquer ser humano: 
Shit happens!

A forma como lidarmos com o assunto irá decidir das eventuais sequelas ou até às vezes da nossa própria sobrevivência!  
Sim, o suicídio é uma saída… é uma saída para o nada, mas é uma saída.
Tenho-me confrontado muitas vezes com ele nos últimos tempos.
Não com a vontade de o cometer mas com o facto de outros o terem feito ou exprimam vontade de o fazer.  Nos tempos que correm não é de admirar.

A ideia de uma mãe/pai sequer considerar a hipótese, é coisa que me ultrapassa e muito mais ainda desde que tive um filho. Parece-me simplesmente impossível conseguir abandona-lo(s) seja de que forma for.
A realidade é que as histórias que vamos ouvindo nos vão provando que não... e quem somos nós para julgar se gostamos mais dos nossos do que eles dos deles. 
Assim, apesar de há relativamente pouco tempo ter pensado em escrever um post, que nunca chegou a ver a luz do dia (felizmente, assim não me contradigo... hehe), a defender exactamente o oposto, chego hoje em dia á conclusão de que o desespero pode ultrapassar tudo, até o amor. 
O desespero é um super-vilão e a tentação de desistir a nossa kriptonite.

Pouca coisa nos conseguirá aliviar o sofrimento em determinadas situações. Infelizmente ainda não conseguiram inventar epidurais para a vida.
Não há remédio senão enfrenta-lo com força e coragem, como uns homenzinhos.
Se tomarmos as coisas em mãos e as resolvermos com calma e inteligência, mais fácil e eficazmente sairemos do buraco. Senão, sairemos dele de qualquer forma, porque não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe.
Este último é, na realidade, o ponto verdadeiramente importante!

A vida é como o vento... ás vezes uma calmaria, outras vezes somos acariciados por uma suave brisa e de vez em quando fustigados por ventos fortes, tornados e furacões.
Quer sejamos experientes e competentes velejadores ou nos amarremos ao mastro para não ir borda fora, o importante é conseguirmo-nos manter à tona durante a tormenta, porque cedo ou tarde as coisas irão garantidamente acalmar.

Já dizia o arquitecto: Aguenta! ;)
E a seu tempo tudo voltará a entrar nos eixos… desistir é que não!

COM MÚSICA

2 comentários:

  1. Gostei do teu post, Cris. Dizes as palavras correctas. Para aliviar as almas mais atormentadas! Mas o ser humano é complexo. Vive de emoções , sentimentos por vezes desestruidores e nem sempre é capaz de fazer frente e ser mais forte! Nem sempre as pessoas se julgam digna dos seus filhos e consideram que só atrapalham a felicidade dos que mais amam! A vida do meu pai correu muito mas mesmo muito mal.Depois de me pedir desculpa pela vida que nós quis dar e não consegui, desistiu de viver! Não se matou mas entrou em depressão e desistiu de viver. profundamente desgostoso e ele não merecia porque. Trabalhou tanto para nós dar uma vida as suas princesas; como ele dizia! Amo ainda mais o meu pai por ter sido o melhor pai que eu podia ter, nunca recuperei a sua ausência! Isto para dizer que a vida não é uma equação de matemática. Antes fosse. Por ele amar tanto a sua família e sentir que os seus sonhos se torna ram pesadelos a sua dor acabou com ele! O desespero transforma o coração numa dor constante que nem todos aguentam!

    ResponderEliminar
  2. Que é como quem diz "cantas bem, mas não me alegras"... lol
    A vida não é, sem dúvida, uma equação de matemática, ser feliz é no entanto garantidamente uma escolha, uma opção. Não depende de "ses" nem de "quandos" mas simplesmente de querermos se-lo. ;)

    ResponderEliminar