terça-feira, 28 de maio de 2013

Não me quites, pá…



Recentemente, ao navegar à deriva pela net, dei de caras com a clássica notícia do cão que se deixa morrer em cima da campa do dono e, claro está, os típicos comentários de uma série de gente a enaltecer a atitude.
Pessoalmente, sempre me fizeram muita confusão as posturas do tipo “se não te puder ter mato-te /morro”… ser dependente de alguém ao ponto da própria vida deixar de fazer sentido é uma coisa que me ultrapassa completamente.

Mas não precisando de ir tão longe, muitos parecem efectivamente confundir dependência com prova de amor.
Se consigo compreender e aceitar um romantismo exacerbado como movimento artístico este já não faz para mim qualquer sentido na vida real.

Exemplificando, há tempos fomos para fora uns dias e tive de arranjar quem ficasse com a nossa cãzinha.
Isto ainda não tinha acontecido, dado que raramente saímos de casa mais do que algumas  horas e que das poucas vezes em que o fizemos a pudemos sempre levar connosco.
Não sabendo como iria reagir, sendo uma criaturinha tão meiga e agarrada a nós, preveni a tia a quem a deixei relativamente à possibilidade de uma certa “neura”.
No meu regresso e para minha grande satisfação deparei-me com uma realidade bem diferente, basicamente esteve-se bem nas tintas para a minha partida.

E porque fiquei eu contente com isso, perguntar-me-ão vocês…
Ora bem, para começar, não a abandonei, não a deixei num canil duvidoso, como disse deixei-a com uma tia, pessoa da maior confiança, com anos de experiência e grande amor pelos animais. Sabia que iria simultaneamente ser bem tratada, com respeito pelas minhas instruções, e mimada até mais não.
Recebo por outro lado diariamente provas do seu afecto por mim, da sua devoção, da sua lealdade.
Que ganhava alguma de nós com a sua aflição, com a sua tristeza, com o seu desespero?!
Há cães que nestas situações deixam de comer, ficam deitados à porta à espera do regresso do dono, etc… era o que temia que acontecesse.
O facto de ter ficado como se em casa estivesse, encheu-me de alegria e paz de alma pois fiquei a saber que se alguma coisa me acontecer ela conseguirá ser feliz de outra forma.
Isso não me tira bocado, não faz com que goste menos de mim. Quando cheguei fez-me uma enorme “festa” não deixando qualquer dúvida de que estava radiante por me ver e voltar para casa.

Falo em cães mas com as pessoas passa-se o mesmo.
Pessoalmente não quero que ninguém precise de mim para viver. Quero que gostem de mim, que me dêem valor, que me queiram por perto mas que continuem a ser felizes se alguma vez lhes faltar. Quero ser uma escolha e não uma fatalidade.

Não me parece de todo saudável a exaltação do sofrimento, aquele espírito do fado que enobrece a dor, a desgraça, ninguém nasceu para sofrer. A ideia não é carpir as mágoas mas seguir em frente, continuando a fazer pela vida e pela felicidade. A ideia não é estar com alguém porque dela se depende mas porque é isso que queremos fazer.

Na canção que escolhi para este post, que por sinal adoro, a certa altura Brel diz:
Laisse-moi devenir / Deixa-me tornar-me
L´ombre de ton ombre / A sombra da tua sombra
L´ombre de ta main / A sombra da tua mão
L´ombre de ton chien / A sombra do teu cão


Eu cá não quero ser a sombra de ninguém, não gosto de sombras, gosto de luz, de muita luz, de sol, de calor… ;)


COM MÚSICA

2 comentários:

  1. Fico sempre contente em tentar ajudar os meus amigos a aprender coisas novas, por isso aqui vai um linkzinho:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Unconditional_love

    p.s. A cena do caozinho na campa tb acho ridículo, mas uma coisa sao os animaizinhos, outra coisa sao as pessoas.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo Vexa, para não variar, lê alhos e responde bugalhos…
    Só não sei se me exprimo efectivamente tão mal que não dê para perceber o que quero dizer ou se será essa imperiosa necessidade de contradizer sempre o povo que te faz ler tudo às avessas.
    Para começar, ridículo é vestir um cão de saia casaco ou fazer-lhe tranças… um bichinho em profundo sofrimento, que desiste de viver por falta do dono, não tem nada de ridículo é muito triste.
    Depois minha abrótea, em que é que o meu post contradiz ou manda de alguma forma abaixo o amor incondicional ou não, hein?!
    Não estava de forma alguma a menosprezar o amor, nem o sofrimento, nem a dedicação, nem nada do género, mas simplesmente a defender que não é saudável depender de tudo isso de forma doentia.
    A realidade é que há muita gente a cultivar um espírito “fado”. Tenho a certeza de que, utilizando o meu exemplo, muitos teriam ficado tristes de saber que a Bit se tinha marimbado para eles curtindo a sua semana na boa como se nada fosse.

    ResponderEliminar