sábado, 16 de janeiro de 2016

Pequenas grandes coisas


Eu tinha dito que voltava… um excelente 2016 para todos! ;)

Cada vez mais me convenço que o ser humano é incrivelmente megalómano o que, na minha humilde opinião, em nada contribui para a felicidade.
Da mesma forma que o nosso corpo é essencialmente composto por água, as nossas vidas são a soma de uma infinidade de pequenas coisas simples.
Os grandes eventos, os grandes marcos, são acontecimentos esporádicos, pontuais, não é com eles que convivemos no dia-a-dia.

Há tempos uma amiga confessou-me ter chorado de emoção da primeira vez que voltou a tomar um banho no mar, depois de uma mastectomia.
Quantas vezes só quando as perdemos atribuímos real valor a determinadas coisas…
Degustar um bom vinho pode ser um deleite para o paladar, qualquer um conhece no entanto o prazer supremo de beber um copo de água quando se está com muita sede.

Não estou de forma alguma a desprezar os grandes acontecimentos das nossas vidas. 
É certo que o momento em que acabamos o curso, casamos ou temos um filho têm peso, são marcantes, são importantes. Não o são no entanto a meu ver, nem mais nem menos do que as aulas, o namoro ou a gravidez.
A nossa vida são todos os dias, é a soma dos mesmos, são as pequenas e as grandes coisas.
Um por do sol ou um arco-íris podem proporcionar tanto ou mais prazer ao olhar do que um Picasso ou um Michelangelo.
Tendemos no entanto a atribuir uma importância exacerbada à raridade, àquilo que não é frequente ou comum, e a minimizar o que vivemos regularmente.
Peguem na metáfora do frasco de maionese e substituam o que lá cabe por pequenos e grandes eventos. Só com as bolas de golf o frasco não estaria garantidamente cheio, não.

Da mesma forma, tendemos a valorizar desmesuradamente os grandes actos, as grandes acções, e a desprezar as pequenas interacções com os outros.
As pessoas entusiasmam-se imenso na preparação de grandes acções de apoio, surpresas ou declarações de amor mas esquecem-se muitas vezes das pequenas atenções do dia a dia, tão ou mais importantes do que as primeiras.

É importante dizermos e mostrarmos frequentemente aos outros o quanto gostamos deles, como são importantes para nós.
Quantas vezes já ouvi um “mas ele/ela sabe”… pois até pode saber… mas saber e sentir são coisas completamente diferentes. Um sorriso caloroso, um abraço apertado, uma palavrinha amável, fazem milagres.

Há palavras e expressões difíceis, se não mesmo impossíveis, de traduzir para outras línguas, uma delas sendo, a meu ver, o “care” inglês.
Tem a ver com cuidado, carinho, interesse, preocupação, assistência, apoio. O “care” não é uma palavra sonante, pomposa, grandiosa.  É no entanto sem dúvida uma atribuição de importância e ás vezes sentir que importamos faz sem dúvida toda a diferença.
As pequenas coisas são as grandes coisas; just keep it simple and show that you care… ;)

Este blog faz hoje nove aninhos… Yei… parabéns, blog!




COM MÚSICA

0 comments:

Enviar um comentário