quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Dar cabo da barriga, para preguiçosos



Não costumo escrever sobre o lado físico, mas isto é tãooo fácil e resulta tão bem comigo que não resisto a partilhar!
Como tanta gente, odeio barrigas, a não ser quando habitadas. ;) Decidi-me assim um dia a pesquisar na net sobre a melhor forma de dar cabo da minha. O que li foi que os clássicos abdominais do deita/levanta eram a evitar, por serem potencialmente perigosos para a coluna se mal executados, e que o ideal eram os abdominais estáticos, dos quais descobri vários tipos de exercícios.
Tentei pôr alguns em prática, mas rapidamente desisti por os achar um saco que, para além disso, sentia trabalharem mais outras partes do corpo (muito possivelmente por estar a fazê-los mal), do que propriamente a barriga. Confesso que sempre detestei fazer ginástica, o meu exercício físico favorito (para além desse!) é mandar cartas para cima da mesa ou dar ao dedo com uma agulha na mão, de forma que força de vontade e persistência para este tipo de coisas não abundam.
Pus-me então a magicar como é que podia trabalhar, estaticamente, a pança e desenvolvi o seguinte método. Todos os dias, quando vou largar a cria à escola, à ida e à volta (trajecto de cerca de dez minutos) vou sentada numa posição o mais correcta possível, de costas bem direitas e de barriguinha apertada com toda a força. A ideia é simplesmente encolhe-la, como se estivesse a armar em boa, literalmente. De quando em quando relaxo uns segundos e volto a apertar logo de seguida. E pronto, é só isto, não é fabuloso?!
Ao fim de muito pouco tempo, tipo quinze dias, já estava a ver resultados. Resultou também com a única outra pessoa, um macho, a quem contei isto e também se deu ao trabalho de experimentar. Deixo, no entanto, já aqui um disclaimer; não faço a mais pequena ideia se isto fará mal a alguma coisa e não funcionará certamente com todas as barrigas. Deu resultados com barriguitas do tipo estou grávida e já se começa a notar, suspeito seriamente que não tenha grande efeito em barrigas do género estou quase a parir e são gémeos”… lol
Não notei qualquer perda de peso, não faz rigorosamente nada às odiosas poignées damour laterais (essas ainda não descobri como dar cabo delas sem esforçolol) e, inútil será dizer, que não substitui de forma alguma o exercício físico que todos devíamos fazer. Para além disso, parar é a morte do artista, volta tudo rapidamente.
Espero sinceramente ter ajudado outros calões e calonas como eu. Se quiserem experimentem, sem garantias e por vossa conta e risco.
E se também resultar convosco, venham cá dizer qualquer coisa, para atestar a eficácia da coisa… ;)




COM MÚSICA

4 comentários:

  1. Confirmo.

    A minha profª da 4ª classe, fazia-nos fazer este exercicio diáriamente cerca de 10 min.: "... apertem as barrigas... respirem com calma... direitas... assim nunca vão precisar de usar cinta" (turma só de meninas, pública).

    Palavras sábias que nunca mais esqueci.

    ResponderEliminar
  2. Estás a ver... gostava de ter tido a tua prof da 4ª classe, podia ter descoberto isto muito mais cedo... lol

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! (sem ironias ou sarcasmo!!)

    Se fizermos algo diariamente que apenas melhora a nossa condicao marginalmente (tipo 1%) pode parecer pouco, mas se fizeres SEMPRE, ao fim de um período suficiente de tempo esses ganhos acumulam.

    Outro exemplos:
    - Deixar de colocar açúcar no café/chá ou apenas colocar meio-pacote.
    - No escritórios/centros comerciais/etc e outros edifícios, usar as escadas em vez do elevador.
    - Se vivemos numa casa, usar sempre a casa-de-banho do andar de cima em vez da casa-de-banho social para nos obrigar a subir as escadas.

    Se juntares todos estes pequenos 1% ao longo do tempo vais descobrir o enorme impacto que vao tendo.

    http://jamesclear.com/marginal-gains

    ResponderEliminar