segunda-feira, 30 de junho de 2008

Generosidade condicional

A generosidade é, na minha opinião, uma das mais importantes virtudes do ser humano… dar sem esperar nada em troca…
Tão bonito, não é?!

BATATAS!!! É o que é…

Por definição a generosidade é SEM ESPERAR NADA EM TROCA...
Incrivelmente os actos generosos são muitas vezes também muito egoístas.

Quantas pessoas conhecem que dêem moedinha ao arrumador por simples generosidade? Hein?!
O acto é sem dúvida “generoso”, teoricamente…
A realidade é que a maior parte o faz na esperança de que assim não lhes lixem o carro… LOL

Embora não devesse ser assim, à frente da maior parte dos actos “generosos” há um “se” implícito…

Conheço casos em que é mesmo explícito…
Por exemplo, um pai propõe-se generosamente a pagar metade do carro que o filho precisa de comprar. SE fôr o carro escolhido por ele… sendo outro, azarete, paga-o tu.
Casos deste género conheço resmas.

Há também aquelas pessoas que oferecem qualquer coisa e depois cobram por ela.
Lembro-me, quando era miúda, da minha avó se ter proposto a fazer-me uma saia. Saiu-me cara a brincadeira… a seguir não parou de se queixar que lhe tinha custado imenso, que se tinha deitado tardíssimo para a acabar, que tinha ficado cheia de dores nos dedos (tinha reumático), etc… Já nem tinha vontade de vestir a porra da saia.

Outros anúnciam logo de caras o “preço” da sua generosidade. Tipo “Eu compro-te essa mala se me deres aquela tua de que eu gosto tanto” ou “Se me convidares para padrinho ofereço-te a viagem de núpcias”.

Noutros casos, o aceitar das generosas ofertas torna-nos “escravos morais” da pessoa em questão. Estas são à borliu enquanto tivermos o tipo de comportamento que esperam de nós. No dia em que sairmos da linha, na optica do mecenas, cai o Carmo e a Trindade.

Depois há os que se ofendem se recusarmos a sua generosidade. “Eu vou-te ajudar com a mudança” – “Deixa estar, não vale a pena, já arranjei montes de gente…” – “Pois… eu propus-me a ajudar… e ela não quis… não percebo… de vez em quando tem destas… para a próxima já nem digo nada…”

Ou as que medem as consequências da sua generosidade ou falta dela… “Está um dia do caraças, não me apetece nada ir ajudar/dar apoio moral/confortar/tomar conta de/etc X, vou mas é para a praia…” Isto, claro está, se por isso não vierem a ter “chatices” de maior, senão mais vale de facto serem generosos. ; )

Finalmente, o “generoso da treta” quer que se saiba que o foi… Generoso claro, não da treta… LOL
Por exemplo, entre amigos, quando alguém faz anos, costumamos fazer “vaquinhas” em vez de cada um oferecer a sua prenda. Normalmente alguém se encarrega de reunir o guito (call me mexilhão… LOL) e depois o traduzir num cheque, vale, transferência, whatever…
Uma vez achámos mais simpático colocar uma caixinha de cartão à entrada onde as pessoas depositariam a sua dádiva. Guess what?! Qual vaquinha, qual carapuça, não deu nem para um bezerro. Já que é “anónimo”… ninguém vai saber que não pus lá um charuto. LOL

Fazendo só um pequeno à parte, notem que as doações anónimas têm ás vezes enormes vantagens… Não resisto a contar-vos isto. LOL
Há muitos anos, um primo meu esteve internado no hospital dos Capuchos. Eu ia visita-lo sempre que possível e de cada vez, via um senhor velhinho, sosinho a uma mesa, descalço, com os pés muito enrroladinhos um no outro, nítidamente com frio. Perguntei o que se passava e o meu primo disse-me que o desgraçado do velhote andava à que tempos a pedir uns chinelos mas que não lhe ligavam nenhuma.
Eu, cheia de pena, quando saí dali passei por uma sapataria e comprei-lhe uns. No dia seguinte entreguei-os ao meu primo mas pedi-lhe para não dizer de quem vinham…
Quando lá voltei, não vi o velhote. Perguntei se já tinha tido alta, ao que o meu primo respondeu: “Xiiii, tu nem queiras saber… o velhote está na enfermaria… dei-lhe os chinelos, ele ficou todo contente, calçou-os logo mas mal se pôs em pé escorregou e partiu-se todo…”

LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL
Doações anónimas, muito sensato… LOL
(Sorry… LOL)


Bem, mas voltando ao nosso assunto…

Felizmente, conheço uma que outra pessoa realmente, diria mesmo “puramente” generosa, que faz as coisas exclusivamente pelos outros.
A realidade é que a maior parte das pessoas quando dá, seja o que fôr, prendas, dinheiro, coisas, tempo, ajuda… acha sempre que tem direito a alguma coisa em troca ou fá-lo por medo das consequências de não o fazer.

5 comentários:

  1. Não te dou a minha opinião sem saber o que me dás primeiro.

    ResponderEliminar
  2. Kindness in words creates confidence.
    Kindness in thinking creates profoundness.
    Kindness in giving creates love.
    - Lao Tzu

    (já sei, já sei, é + fácil copiar citações da Net do que comentar por nós próprios)
    (mas citar Lao Tzu fica sempre bem na fotografia)

    ResponderEliminar
  3. Quando se dá quer-se sempre algo em troca, nem que seja em troca de nos sentirmos bem por termos dado!

    ResponderEliminar
  4. Pois com certeza que sim, mas isso não conta... LOL

    ResponderEliminar
  5. "All that is not given, is lost."
    - Provérbio Indiano

    ResponderEliminar