segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Inércia, a filha do Demo…

COM MÚSICA

Ficou decidido que faríamos um “Grande Jantar” do nosso sitezinho por ano…
Quando, meses antes do último, lancei uma sondagem para saber quantos seríamos ao certo, por forma a orçamenta-lo, cerca de 500 pessoas demonstraram intenções de participar. No último dia dos pagamentos estavam esses inscritos, como previsto, mas menos de 300 jantares estavam efectivamente pagos. Para minimizar estragos aceitei pagamentos até à véspera, mesmo assim não chegámos aos 400.
O dito cujo acabou por ser um fiasco da pior espécie, daqueles que ninguém esquecerá tão cedo…
Se me perguntarem a mim, que não percebo nada destas coisas, acho que preferia perder dinheiro a perder “nome”. A realidade é que mais de vinte por cento das pessoas que tinham confirmado presença se baldaram, o que significa um rombo do mesmo valor no orçamento.
A organização deste jantar não foi fácil…
Houve problemas com o local e, enquanto supostamente gozava tranquilamente as minhas idílicas férias nas Maldivas , trocava stressantes mails para tentar resolver o assunto.
Durante semanas pus parte da minha vida em pausa, por forma a conseguir dar vazão a pagamentos e confirmações.
No fim ainda tive direito a um que outro “simpático” mail, a “agradecer” a excelente organização…

Deste verdadeiro desastre, a única coisa que se aproveitou foi a festa que se lhe seguiu. Decidi então repetir, o que gerou grande entusiasmo.
Mais uma vez a organização começou com um amargo de boca , no entanto tudo acabou por se compor e estava a correr bem.
Na antevéspera, no entanto, recebo o forward de um mail a convidar para uma festa, no mesmo sítio (teoricamente reservado para nós), no mesmo dia, há mesma hora.
Passo o dia seguinte em troca de mails e telefonemas com os vários responsáveis, parto a loiça toda, mas lá acabo por recuperar a promessa de exclusividade da noite. Exclusividade essa que estava dependente de um número mínimo de participantes, este já assegurado pelas inscrições no evento.
Se apareceram cinquenta pessoas já foi muito… aquilo estava ás moscas e já nem sabia como encarar o dono do Bar, depois do pé de vento que tinha levantado.

Estão mais de 3.500 pessoas inscritas no site… porque não aproveitar essa ferramenta fantástica para estender a mão ao próximo, para fazer alguma diferença neste mundo tão indiferente? Por várias vezes já conseguimos provar que a união faz a força…
Mas também fomos criticados por isso, por alguns que se incomodam com os nossos apelos.
A realidade é que, não sendo o objectivo principal daquele site, não me sinto no direito de os importunar com temas a que potencialmente não sejam sensíveis. Decido então criar um grupo para o efeito, para poder comunicar com os que estão para aí virados sem para isso incomodar os outros.
Divulgo a ideia através de todos os meios ao meu alcance e hoje em dia estão 208 pessoas inscritas, pouco mais de 5% dos membros…
Será que todos os “ausentes” se estão nas tintas para o próximo?
Eu SEI que não, conheço alguns pessoalmente e sei que não… simplesmente, por alguma razão, não julgaram pertinente inscreverem-se.

Lancei duas grandes iniciativas este Natal; a ajuda à nossa ex-colega cuja casa ardeu e um leilão de arte para ajudar os artistas do nosso Sitezinho, qualquer uma das duas amplamente divulgada.
Como disse estão cerca de duzentas pessoas inscritas no tal grupo, os “Anjos da Guarda”…
A causa do incêndio recebeu pouco mais de duas dezenas de contribuições em dinheiro e não devem ter chegado a uma dúzia as pessoas que ajudaram com bens.
Quanto ao Leilão… nem quero pensar no desastre que está a ser. A meio caminho do fim, a obra mais licitada recebeu quatro licitações inteirinhas…
Qualquer destas duas iniciativas requereu algum esforço da minha parte, dispêndio de tempo, empenho. Isto já sem falar da expectativa dos respectivos beneficiários…

O site proporcionou-me excelentes exemplos, mas poderia arranjar muitos mais, inclusivamente de natureza mais pessoal.
Não o vou fazer porque na realidade acho que o fenómeno não tem nada a ver comigo, acontece a qualquer um.
Em qualquer dos casos citados, havia nitidamente potencial para o que se pretendia fazer, foi demonstrado interesse, entusiasmo até … pela reacção inicial das pessoas ás várias propostas, pareciam ser boas ideias.
Julgo não estar iludida a esse respeito e, se alguma vez for o caso, agradeço que em vez de alinhar comigo me abram os olhos.

É que levar certas tarefas avante, por muito que voluntariamente, por muito que se acredite nelas, custa, sai-nos do pelo.
É certo que o que mais interessa não é a quantidade mas a qualidade e essa tem sido top, como se costuma dizer, temos sido “poucos mas bons”…
Não deixa de ser uma grande frustração tanto potencial desperdiçado e tanta energia gasta para desfechos tão pobrezinhos.

Sim, alguns terão excelentes razões, falta de tempo, de dinheiro, de disposição, problemas pessoais e afins… mas muitos, muitos mesmo são na realidade acometidos de INÉRCIA, essa malfadada filha do demo… e o resto são conversas.
Perante a quantidade de gente a sofrer do mesmo mal, no que diz respeito a iniciativas, ás vezes só me apetece baixar os braços e dizer como a senhora da canção… I quit, I give up…





2 comentários:

  1. Olá!

    Porque não fazer um 'upgrade' ou uma ligação 'mais intima' á tua inicial proposta, que correu muito bem no inicio, até foste ás Maldivas, e agora é tempo de criando uma pag. no facebook, de grupo .. ou de fans, à semelhança do sitezinho..manter a chama viva?
    - Como verificaste o facebook, teve um bom aumento de adsesaões.. Achei que pode ser uma boa hipótese para manter os 3500 pax a interagirem, se-calhar mais do que estão actualmente, poupando trabalho ou dissabores, como o jantar?

    - ...acho eu.?!

    um beijo!

    KIKO

    ResponderEliminar
  2. O Sitezinho propriamente dito não tem problema nenhum... está bem e recomenda-se, continua a crescer, lenta mas seguramente e com esse posso eu bem.

    Não, a questão da inércia refere-se a iniciativas várias e não tem nada a ver com sites, ou qualquer outro meio de comunicação... só utilizei exemplos do site por serem os mais impessoais que consegui arranjar mas a desgraçada está em todo o lado.

    E... sei que estavas a tentar ajudar, mas... em quê que passar para o Facebook melhorava a atitude das pessoas? lol

    ResponderEliminar