terça-feira, 18 de outubro de 2011

Em defesa do Facebook...

COM MÚSICA



... em particular e das redes sociais em geral.

No domingo passado, tive cá uma prima a lanchar...três dias antes, nem sequer sabia da sua existência.
O irmão, devido ao nosso apelido comum, tinha-me feito um “pedido de amizade” no Facebook. Comentei o facto com outro primo meu, que me disse que ele tinha uma irmã que era minha vizinha. Pedi-lhe então eu amizade e, tendo-se mostrado tão entusiasmada com a ideia de nos virmos a conhecer, convidei-a a aparecer.

Apesar de ter vagamente conhecido, em miúda, o tal primo que me elucidou sobre os outros dois, a verdade é que não tivemos qualquer contacto, até nos reencontrarmos no Facebook. 
Sinto hoje em dia com ele uma empatia que não sinto com qualquer um.
Dado que vive do outro lado do atlântico, ainda não tivemos oportunidade de nos encontramos mas vamo-nos assim mantendo em contacto regularmente...

Pela mesma via reencontrei uma vizinha dos tempos em que vivi em França, de quem nada sabia há mais de trinta e cinco anos. Reatei conversa com o meu primeiro namorado. Fui descoberta por uma menina que andou comigo na primeira classe. Já sem falar em todos os ex-Liceu Francês que reapareceram ou apareceram na minha vida, graças ás ditas redes.

Há muita gente que, não só se recusa a aderir, como parece sentir por elas uma certa repulsa.
As redes sociais, como o seu nome indica, são ferramentas que nos permitem sociabilizar.
Se as pessoas em questão fossem bichos do mato, candidatos a eremitas, eu ainda conseguiria compreender. Não é no entanto geralmente o caso.

Denotam ás vezes de um certo receio, um sentimento de insegurança relativamente a elas. Acusam-nas de ser antros de bisbilhotice e mexericos.  Afirmam não ter tempo “para essas coisas”.

Acontece que, tal como acima referi, estas são simplesmente mais uma ferramenta de comunicação posta ao nosso dispor.
Tal como com qualquer ferramenta, convém sem dúvida aprender a utiliza-la. Convém estar cientes  dos eventuais perigos para podermos evita-los. Mas isto é tão válido para o Facebook como para uma rebarbadora.

Não há dúvidas que, se para lá pespegar-mos com todo o tipo de informações e fotos pessoais, nos arriscamos a surpresas desagradáveis.
O mesmo poderá acontecer se gritarmos aos sete ventos o código do nosso cartão multibanco... ;)

Ai que é invasivo, ai que não tenho pachorra para certas pessoas, ai que não quero que alguns leiam o que escrevo, vejam o que lá ponho... afirmam alguns.
É, mais uma vez, uma questão de domínio da ferramenta. Aquilo está tão bem feito que quase tudo é possível, limitar o que os outros podem ver, bloquear algumas coisas a algumas pessoas, etc... convém sem dúvida tirar a carta antes de comprar carro.
Por outro lado, ninguém nos obriga a aceitar ou manter “amizades” que não queremos ter, da mesma forma que só abrimos a porta de nossa casa a quem quisermos.

O senso comum é também, evidentemente, uma característica a não menosprezar e convém ter em conta que, ao postar, nos estamos a dirigir a uma plateia alargada. Impõe-se portanto, sem dúvida, uma certa auto-censura, tendo em conta que nem todos poderão encarar da melhor forma as nossas opiniões ou detalhes das nossas vidas.
Por outro lado, pessoas que se metem onde não são chamadas, que emitem opiniões que ninguém pediu, que são dadas a peixeiradas, etc... sempre houve e sempre há de haver, infelizmente. Não é no entanto um exclusivo da internet.

Outra ideia, na minha opinião errada, é que a vida passe a ser uma coisa virtual, como se o facto de se inscreverem lhes limitasse os relacionamentos ao vivo e a cores.
Se não tenho grandes dúvidas de que haja pessoas para quem isso seja verdade, não é no entanto de todo obrigatório que assim seja. Antes pelo contrário, acho que potencialmente as proporciona devido à facilidade de contacto.

Esta ferramenta de comunicação (e divulgação, pois até para actividades várias e/ou negócios é extremamente útil) vem finalmente, a meu ver, de certa forma combater um dos grandes males dos nossos dias: a falta de tempo.
O Facebook e afins são um veículo para “irmos sabendo” de gente que, de uma forma ou de outra, é importante para nós.
De certa maneira são como as antigas idas ao café, onde se punha a par das novidades, se davam dois dedos de conversa, se combinavam encontros, se conheciam pessoas.
Hoje, podemos fazê-lo sem nos deslocarmos e relativamente a muito mais gente.

Será que quando apareceu o telefone também houve assim tanta resistência?! lol

3 comentários:

  1. Concordo. Há pouco tempo escrevi exactamente sobre isto e a minha opinião é mesmo esta. O Facebook tem muita coisa boa e acho um bocado absurdo as pessoas queixarem-se de falta de privacidade, quando as ferramentas estão lá para serem usadas. Nós só expomos aquilo que queremos.

    ResponderEliminar
  2. Se não fosse o site dos aelfcl, nós não nos teríamos conhecido. Assim ficamos primeiro amigas virtuais, depois reais. E, sabendo o que sei hoje, teria teria imensa pena.

    ResponderEliminar