segunda-feira, 17 de novembro de 2008

As Manas e o Sr. Dr. - ou - As iludências aparudem

COM MÚSICA

A internet em geral e o “monstro das quase três mil cabeças” em particular têm-me proporcionado verdadeiras lições de vida.
Não vou voltar agora a fazer a apologia da Net porque passei por lá recentemente… mas não deixo de me maravilhar com as verdadeiras pérolas que tem trazido à minha vida.

Tirei dela, recentemente, uma grande lição.
Dir-me-ão que é um lugar comum… uma verdade de Lapalisse… uma evidência…
Pois que para mim não era… em teoria talvez, mas não na pratica.

Na network da qual sou mulher a dias tenho conhecido e mantido contacto com muita gente.
Houve no entanto dois casos caricatos…

As manas


As manas, como o nome o indica, são irmãs… duas… ambas inscritas no site…
As manas são impecáveis!
Na realidade em vários sentidos…
As manas estão sempre impecáveis!
Bem educadas, bem arranjadas , bem cheirosas…
Dão ares daquelas meninas “spé amigas da mãe, que têm montes de pusseiras e adoram cavalos, sei lá…”
Não que alguma vez as tenha despido com os olhos, longe de mim tal ideia, juro, mas imagino-as sempre de lingerie escolhida a dedo, impecável, o sutiã a condizer com as cuecas…
Por fora, saltos altos, óculos escuros de marca, “tennue” sempre imaculada.
Visualizo-as a trocar receitas da avó Mariquinhas ou a discutir marcas de tinta para o cabelo e o melhor sítio para fazer depilação definitiva… a pôr na lista de casamento aquele serviço liiiiiindo de morrer da Vista Alegre… a sair com os piquenos ao fim de semana.


O Senhor Doutor



O Sr. Dr. tem um ar imponente!!!
Por detrás da sua secretária, com a sua camisa azul e a sua gravata, também todo ele muito arranjadinho…num escritório clássico, muito british, com um ar sério e profissional.
A ele imagina-lo-ia num barco (a motor, claro está…) na Marina.
A jogar golfe algures.
Em almoços de negócios em restaurantes da moda, onde pudesse fumar o seu charuto enquanto apreciava um bom vinho.
Imaginava-o com uma namorada lindaaa de morrer, boa cumó milho, da idade da filha mais velha… a alegria dos convívios gastronómicos que faria com os amigos e colegas na sua casa de fim de semana.
Um VIP, basicamente… lol

Estou a caricaturar… e não cheguei a pensar nada disto, fiz estes “filmes” agora para efeitos do post. Envolvemo-nos (salve seja) demasiado rapidamente para que houvesse tempo para este tipo de medições… a net…
A realidade é que, tivessemo-nos nós conhecido noutras circunstâncias, directamente ao vivo e a cores, que provavelmente não teria dado a qualquer um deles o benefício da dúvida.
Ou melhor… o que quero dizer é que se me cruzasse com qualquer um deles na rua, se estivessem a comer na mesa ao lado no restaurante, provávelmente não haveria sequer troca de olhares, qualquer sensação de empatia.

Ok, pintei uns cenários um bocado exagerados (a bem do comic relief) mas a realidade é que assim à primeira vista, nenhum deles tem nada a ver comigo… Eu cá sou mais cuequinha de algodão e barco à vela…
Se não nos dermos ao trabalho de ver para além das aparências, o ar impecável das manas pode ser fácilmente confundido com futilidade e o do Sr. Dr. com altivez…

O que eu teria perdido!!!
Em qualquer dos casos me deparei com pessoas inteligentes, integras, sensatas, simples, acessíveis, calorosas, bem dispostas, divertidas… e sobretudo, que têm MUITO a ver comigo!!!

Não vou dizer que somos amigos... os laços de amizade não se constroem assim do pé para a mão, mas que temos grande potencial… sem dúvida. No que depender de mim vai haver um grande empenho nisso, porque vale sem qualquer dúvida a pena…
Há uma evidente empatia entre nós, admiração de parte a parte, concordância de ideias e de princípios, boa onda…

Na realidade o Sr. Dr. pelos vistos nem sequer fuma (lindo menino!) e aposto que as manas volta não volta andam com a depilação por fazer (shame on them!)… lol

Por outro lado… quem me tenha conhecido no "baile de mascaras do Wonderbra"...

quem descobrir que moro numa Rua com o meu apelido…



ou a raça da minha cãzinha…
o que irá… assim à primeira vista… pensar de mim?!

O meu Tótó anda a atirar santolas das falésias, for God's Sake!!!
Querem mais patético do que isso?! ; )

Esta “lição” ensinou-me, na pratica, a abrir horizontes… a não ver a diferença como um impeditivo… porque somos sem dúvida muito diferentes… mas diferentes em coisas que não são as que nos definem como seres humanos, as que cimentam as amizades.

7 comentários:

  1. "Deves ter a mania, deves!" foi num dia com vista para o mar. e olha, até já janto em tua casa, e durmo no chão da tua sala!
    gostei mt deste post ó Cris.
    aquela beija saudosa aqui do frio!! I.

    ResponderEliminar
  2. Pá, pois. Procuro combinar as cuecas com o soutien. POrque tenho a teoria do enfermeiro - que fui eu que inventei. Tenho medo de ser atropelada ou de me dar uma apopléqueçia no meio da rua, entrar na ambulância e o enfermeiro dar comigo toda descomposta, os elásticos das cuequinhas (nunca fio dental, que embirram com o rego. Ou o rego com elas, estou para descobrir) todos arrebentados, aquilo tudo surrado, coitados dos rapazes. Já não basto eu, linda e morena, descalça de um pé (já reparaste que os atropelados ficam sempre descalços de um pé?), talvez de collants rasgados, para ainda apresentar a lingerie descambada. Jamais, Salomé.
    De resto, sim. Somos educadas, demais. Mesmo. Não sabemos dizer que não, e isto é um defeito. Quando estamos sozinhas, muitas vezes, tiramos a capa de spé-titis, rebentamos com o verniz e dizemos as nossas carvalhadas e folhadas. Só nos ouvimos uma à outra, a dizer atrocidades destas.
    Maman, je t'aime trop, merci bien!
    Simplesmente N

    ResponderEliminar
  3. Olá Cláudia.
    Lá ando eu distraído que não percebi quem é que poderia ser o Sr.Dr.. Já manas, há só uma(s).
    De vez em quando até escreves umas coisas com piada. Esta, além de ter piada, faz-nos ver como é que o monstro cresceu e o que nos trouxe de novo (ou novamente) à nossa vida.
    Obrigado por este post e, principalmente, por tudo o que a ele me trouxe, nos últimos meses.
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Cris querida, para começar gostamos da mesma música, hehe!

    Depois, temos muito em comum para lá dos trapos, mas ainda me faltam umas coisas para chegar ao teu patamar. Ando a fazer por isso ;)

    Achei piada à tua descrição…até nisto és adorável. Consegues fazer esta leitura porque olhas para vida e para as pessoas com os olhos bem abertos. Sabes que esta vida é boa demais para deixar passar de qualquer maneira…

    E na Network, onde és o cérebro, desempenhas um papel admirável. Conseguiste ser a alma e nunca, nunca mesmo, ter um rasgo só que fosse, de prepotência. Lidas com ataques quase pessoais, ou mesmo pessoais, com um savoir faire raríssimo. Queiras ou não, gostes ou não, tens classe inata.

    E depois…adoro o teu humor!
    E gosto das nossas conversas e dos pontos de vista.
    E dos jantares e noitadas com os teus jogos.

    E ainda ficava aqui a dizer mais umas, mas sei que vou levar no totiço…

    Beijas
    MAC

    P.S. Nunca te agradeci todo o trabalho que tens connosco, no nosso adorado monstro… Merci Cris querida!

    ResponderEliminar
  5. Esta resposta é para o Criador. Já é a segunda vez que chamas Cláudia à Cristina, por isso foi fácil perceber quem és. Ai, as castanhas antes da descida de Monsanto em biciclete não te fizeram nada bem...
    ;-) beijas da N

    ResponderEliminar
  6. levei tempo mas entendi
    as manas era facil
    o doutor é que .... ha tantos ;)

    ResponderEliminar
  7. De chorar por mais, rapariga!
    Boa, mas boa mesmo.Vou-me deitar agora mas levo um grande sorriso comigo: foi bom passar por cá ao fim da noite

    PS- Só não estou a ver o nosso Dr. a jogar golf... ve-lo-ia antes a olhar para o taco que tivesse na mão assim meio de viés e a perguntar: "mas o que é que queres que faça com isto? que abra mais buracos?"

    ResponderEliminar