Quando me dispo perante vós amiguinhos, conhecidos e desconhecidos, não é de forma alguma por exibicionismo ou pela soberba de achar que o meu caminho é melhor do que os outros. Donde pensam que vêem as conclusões a que vou chegando, as decisões que vou tomando, a minha forma de ver a vida? Não nascem por geração espontânea na minha cabeça... São resultado de coisas que vou observando por aí, de conversas que vou tendo, de filmes que vou vendo, de merdas que vou lendo... Ora quem sabe se o ler esta merda não vos poderá dar ideias também? Quanto mais não seja de como não fazer alguma coisa... ;)
Ora sou já apelidada de doente por causa da minha organização. Vários indivíduos da nossa praça, que muito prezo, olham para mim, como se fosse um ser de outro planeta... Acontece que resulta sim. E se conseguirmos aliar bom senso, bom raciocínio e boa onda as coisas correm sempre quanto mais não seja mais calmamente, mais serenamente.
O truque é levar um dia de cada vez.
Mas antes do mais é preciso organizar... Buuuuuuuuuu!
Sorry, para mim tem de ser... para mim, para os castores, para as formigas, para as abelhas... LOL
Olhamos para o que temos pela frente. Fazemos um plano de ataque. Definimos objectivos, tarefas e timings, dentro do razoável e sem nos tornar-mos doentes... LOL e arregaçamos as mangas.
Por muito que queiramos o dia só tem 24h. Por muito que as tentemos esticar há um número limitado de coisas que conseguimos fazer num dia. Se não estivermos atentos, a nossa vida profissional invade a nossa vida pessoal de forma desastrosa, fazendo vacilar o nosso lado emocional.
Não vale a pena num mesmo dia querer levar as crianças à escola, ter uma reunião na outra banda, ir ao supermercado, fazer as compras de Natal e ir buscar uma coisa a casa daquela tia onde não se consegue entrar sem ficar pelo menos meia hora (LOL) antes de ir buscar as crianças à escola. Dá desastre... Stressamos os putos logo de manhã para se despacharem a sair de casa, ficamos em pulgas por causa do transito, tentamos despachar a reunião, não almoçamos para ainda ter tempo de ir ás compras, esquecemo-nos estupidamente de comprar o leite, que era o que fazia mais falta e já não estamos minimamente com cabeça para escolher prendas de Natal, acabando por comprar mesmo assim uma que outra para despachar a coisa, dando-nos conta mais tarde que na loja ao lado custava metade do preço. Como temos mesmo de ir buscar a tal coisa a casa da tia e dado o adiantado da hora, vamos buscar os putos primeiro e vamos lá com eles, onde ela lhes oferece lanche e acabamos por lá ficar uma hora, chegando a casa já completamente apertados para o banho e o jantar (que não querem comer porque lancharam ás sete da tarde) e a caminha porque amanhã á escola...
Uf! Esta vida é um inferno...
Ok, chamem-me estúpida se quiserem mas, logo no inicio da minha descrição dava para ver que era um projecto extremamente ambicioso. Garanto-vos no entanto que conheço mais do que uma pessoa que funciona nestes moldes.
Porquê? Porque para começar estão-se nas tintas, são cool... vão deixando andar... Depois, não têm qualquer noção das horas, as cebolas que usam no pulso são só para enfeitar... Não têm também qualquer noção do tempo que cada coisa demora a fazer, nem pensam nisso. Resultado, quando apertam as dead lines ficam ó tio, ó tio, que já não tenho tempo para fazer tudo. Depois, como tentam fazer tudo de uma vez, acabam por fazer as coisas ás quatro pancadas ou deixar parte incompleta o que quer dizer que no dia seguinte vão ter outra vez parte das mesmas tarefas para tratar e outras que apareceram entretanto...
Pffffffff! Depois eu é que sou doente... Ah, Ah, Ah, Ah, Ah... you must be joking...
O meu truque vou-vos dizer qual é... (para além de ser uma ganda palhaça e vocês me darem o desconto das calinadas que vou dizendo à conta de uma que outra gargalhada...) Viver um dia de cada vez! Verdade de Lapalisse... mas que é MUITO mais fácil de apregoar do que de por de facto em pratica...
Viver um dia de cada vez implica estar muito consciente de que não é de facto possível, por muito que desse jeito, passar o elefante pelo buraco da agulha... Depois, na minha opinião (embora pontualmente possa não ser possível) o dia deve ser dividido entre vida profissional e vida pessoal de uma maneira equilibrada. De preferência nenhuma deve interferir com a outra. Não se consegue trabalhar e dar atenção a uma criança ao mesmo tempo, por exemplo... E finalmente, tendo como horizonte os objectivos que nos propusemos e como guias as tarefas que organizámos, mas sem olhar para o big picture a não ser pelo canto do olho, ir em frente and do what you have to do, que amanhã é um novo dia.
Falei e disse... e "doente" ou não resulta munta bem... Grunf!
Ora sou já apelidada de doente por causa da minha organização. Vários indivíduos da nossa praça, que muito prezo, olham para mim, como se fosse um ser de outro planeta... Acontece que resulta sim. E se conseguirmos aliar bom senso, bom raciocínio e boa onda as coisas correm sempre quanto mais não seja mais calmamente, mais serenamente.
O truque é levar um dia de cada vez.
Mas antes do mais é preciso organizar... Buuuuuuuuuu!
Sorry, para mim tem de ser... para mim, para os castores, para as formigas, para as abelhas... LOL
Olhamos para o que temos pela frente. Fazemos um plano de ataque. Definimos objectivos, tarefas e timings, dentro do razoável e sem nos tornar-mos doentes... LOL e arregaçamos as mangas.
Por muito que queiramos o dia só tem 24h. Por muito que as tentemos esticar há um número limitado de coisas que conseguimos fazer num dia. Se não estivermos atentos, a nossa vida profissional invade a nossa vida pessoal de forma desastrosa, fazendo vacilar o nosso lado emocional.
Não vale a pena num mesmo dia querer levar as crianças à escola, ter uma reunião na outra banda, ir ao supermercado, fazer as compras de Natal e ir buscar uma coisa a casa daquela tia onde não se consegue entrar sem ficar pelo menos meia hora (LOL) antes de ir buscar as crianças à escola. Dá desastre... Stressamos os putos logo de manhã para se despacharem a sair de casa, ficamos em pulgas por causa do transito, tentamos despachar a reunião, não almoçamos para ainda ter tempo de ir ás compras, esquecemo-nos estupidamente de comprar o leite, que era o que fazia mais falta e já não estamos minimamente com cabeça para escolher prendas de Natal, acabando por comprar mesmo assim uma que outra para despachar a coisa, dando-nos conta mais tarde que na loja ao lado custava metade do preço. Como temos mesmo de ir buscar a tal coisa a casa da tia e dado o adiantado da hora, vamos buscar os putos primeiro e vamos lá com eles, onde ela lhes oferece lanche e acabamos por lá ficar uma hora, chegando a casa já completamente apertados para o banho e o jantar (que não querem comer porque lancharam ás sete da tarde) e a caminha porque amanhã á escola...
Uf! Esta vida é um inferno...
Ok, chamem-me estúpida se quiserem mas, logo no inicio da minha descrição dava para ver que era um projecto extremamente ambicioso. Garanto-vos no entanto que conheço mais do que uma pessoa que funciona nestes moldes.
Porquê? Porque para começar estão-se nas tintas, são cool... vão deixando andar... Depois, não têm qualquer noção das horas, as cebolas que usam no pulso são só para enfeitar... Não têm também qualquer noção do tempo que cada coisa demora a fazer, nem pensam nisso. Resultado, quando apertam as dead lines ficam ó tio, ó tio, que já não tenho tempo para fazer tudo. Depois, como tentam fazer tudo de uma vez, acabam por fazer as coisas ás quatro pancadas ou deixar parte incompleta o que quer dizer que no dia seguinte vão ter outra vez parte das mesmas tarefas para tratar e outras que apareceram entretanto...
Pffffffff! Depois eu é que sou doente... Ah, Ah, Ah, Ah, Ah... you must be joking...
O meu truque vou-vos dizer qual é... (para além de ser uma ganda palhaça e vocês me darem o desconto das calinadas que vou dizendo à conta de uma que outra gargalhada...) Viver um dia de cada vez! Verdade de Lapalisse... mas que é MUITO mais fácil de apregoar do que de por de facto em pratica...
Viver um dia de cada vez implica estar muito consciente de que não é de facto possível, por muito que desse jeito, passar o elefante pelo buraco da agulha... Depois, na minha opinião (embora pontualmente possa não ser possível) o dia deve ser dividido entre vida profissional e vida pessoal de uma maneira equilibrada. De preferência nenhuma deve interferir com a outra. Não se consegue trabalhar e dar atenção a uma criança ao mesmo tempo, por exemplo... E finalmente, tendo como horizonte os objectivos que nos propusemos e como guias as tarefas que organizámos, mas sem olhar para o big picture a não ser pelo canto do olho, ir em frente and do what you have to do, que amanhã é um novo dia.
Falei e disse... e "doente" ou não resulta munta bem... Grunf!
O que tu dizes é verdade. Em condições normais, uma pessoa organizada minimiza o "stress", porque através da planificação optimiza a sua actividade.
ResponderEliminarNo entanto, e tenho verificado isso em situações de trabalho, essas pessoas sofrem níveis de "stress" muito mais elevados do que os "baldas" em situações de incerteza. E muitas vezes no trabalho (e algumas na vida do dia-a-dia) tens que actuar sem plano, em condições de grande variabilidade. Aí, o "baldas" está mais relaxado e procura a oportunidade, enquanto o "organizado" está tenso e procura restabelecer a ordem.
Na realidade, ambos os perfis são necessários a uma boa equipa.
Na minha opinião as pessoas demasiado organizadas (tenho um exemplo muito próximo que é a minha mãe) sofrem de níveis elevadissimos de stress e de ansiedade. Não sabem gerir sem a organização e entram em pânico com o caos. São personalidades dificies de conviver no dia a dia porque levadas ao extremo tornam-se perfecionistas e é dificilimo superar as expectativas: nunca nada está bem feito: a loiça na máquina está mal arrumada, a mesa está mal posta, a roupa mal dobrada etc etc etc... torna-se quase impossivel «agradar» porque o perfecionista faz sempre tudo melhor... Bom isto obviamente é a organização levada ao extremo misturada com perfecionismo e transparece um ser «control freak» muito dificil de satisfazer.
ResponderEliminarO contrário balda tb é terrivel porque nunca se pode contar... o ser organizado quando se compromete com algo é inquestionável que irá cumprir, já o balda you never know what to expect...
O balda talvez viva de forma mais descontraida no dia a dia, mas transparece uma enorme insegurança. O organizado transmite sempre segurança mas vive um dia a dia mais tenso.
O organizado tem tendência a sofrer por antecipação enquanto que o balda vive ao sabor da maré...
O ideal mesmo é ser-se um balda organizado... LOL
Sim, sim... estou perfeitamente de acordo com os dois... não há dúvidas de que uma pessoa naturalmente "desorganizada" tem muito mais facilidade em lidar com os imprevistos... pudera, está habituadíssima, tudo são imprevistos na vida dela... LOL
ResponderEliminarEstou também de acordo que os "organizados" sofrem mais de stress.
Acontece que as situações potencialmente stressantes não são o dia a dia de uma pessoa (ou pelo menos não deveriam ser...) teoricamente são coisas pontuais. Logo os organizados acabam por ganhar aos pontos, em termos de paz de espírito, no longo curso.
Os desorganizados lidam melhor com o stress exactamente porque acabam por "viver em stress" por causa da sua desorganização, logo se não lidassem bem com ele estavam bem f... ;)
Claro está que não estou sequer a considerar os casos extremos, nem num sentido nem no outro, estou só a pensar em seres "mais" organizados e "menos" organizados, os "doentes" são outra questão...