domingo, 16 de janeiro de 2011

E lá vão 4…

COM MÚSICA



Quatro anos… parece que foi ontem…
Achei que era uma boa altura para fazer uma revisão, um balanço, destes já quase duzentos posts.

Ao relê-los tive vontade de alterar alguns, de apagar outros…
Aquilo que dissemos, faz no entanto parte de nós, daquilo que fomos, daquilo que somos. Não toquei portanto numa só virgula.

Ao criar este blog não tinha de todo a noção de que viria a ser lido por perfeitos desconhecidos. Fi-lo por desafio de um amigo, divulguei-o junto dos mesmos e, estupidamente, pensei que se iria ficar por aí…
Dahaaa, isto é a néteee…
Assim, os meus primeiros posts são bastante pessoais e intimistas.

Ao longo dos tempos passei a ter mais cuidado com o que dizia, com as histórias que contava, sobretudo se envolvessem terceiros. O objectivo é passar ideias e não relatar ocorrências e, hoje em dia, só as descrevo quando me parecem absolutamente necessárias para demonstrar alguma coisa, tentando sempre manter o anonimato dos intervenientes.

Escrevi dois ou três posts que, apesar de se enquadrarem no espírito do blog, eram dirigidos pessoas específicas, tentando passar-lhes uma mensagem. Ingenuamente julguei que assim as poderia tentar ajudar mais eficazmente do que com o discurso directo que não estavam na disposição de ouvir.
Apesar de não as ter nomeado sei que ficaram chateadas. Compreendo hoje que foi um erro e peço-lhes agora publicamente desculpa.

Dito isto e passando estas excepções…
 “Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência”?!
Grande treta, todos temos que nos inspirar em algum lado, este disclaimer foi nítidamente inventado para evitar processos legais.
Escrevo sobre características e atitudes humanas que acredito nos ajudem, ou pelo contrário prejudiquem, relativamente a sermos felizes.
Não mantenho um blog de ficção científica. Logo, aquilo que escrevo sai directamente da observação e reflexão sobre “a vida real”.

Começando por mim, como dizia o José Mário Branco, “Eu vim de longe, de muito longe, o que eu andei para aqui chegar…”
Tempos houve em que não era de todo feliz e em que a minha postura perante a vida em nada contribuía para que o fosse.
Grande parte do que aqui escrevo se baseia na minha experiência pessoal, nos erros que cometi, nalguns que ainda cometo, nos truques que fui descobrindo e na análise das respectivas consequências. 
Ganhei uma que outra batalha, tenho ainda muitas lutas a travar, muitas arestas a limar.
Por outro lado, as ervas daninhas não param de crescer em qualquer jardim, arranca-las é portanto um trabalho que não tem fim…

Baseio-me também, evidentemente, na observação dos outros, do mundo que me rodeia. Falo sobre assuntos que de alguma forma me tocam, me levam a reflectir.
Muitas vezes me têm perguntado sobre quem estava a falar…
Apesar de todos sermos diferentes, há características que temos em comum com outras pessoas, é sobre elas que escrevo, não sobre indivíduos em particular.
Se é um facto que coisas específicas me dão a ideia de escrever um post sobre determinado tema, a realidade é que, ao fazê-lo, me surgem sempre N exemplos que se enquadram nas descrições.

Uma coisa é certa, apesar de ciente de que alguns poderão não o interpretar desta forma, tudo o que aqui escrevo é no intuito de passar uma mensagem positiva.
Não acredito que nada no nosso carácter seja incontornável, acho que podemos mudar o que quisermos, desde que tenhamos a vontade, a coragem e a perseverança de o fazer.
Quando menciono características a meus olhos nefastas, é tendo isto e conta e não para deitar abaixo ou apontar o dedo a seja quem for.

Deixo-vos com um apanhado de alguns posts, dos mais antigos, que pessoalmente gostei de reler ;)

Controlar o medo  / You can’t always get what you want / Somos todos animais, mas uns são mais animais que outros / Ser ou não ser, eis a questão / Vira o disco e toca o mesmo / O sindroma de Calimero / Os dodois / Os pré-sentimentos / Felicidade: sintomas / Paroles, paroles, paroles / Emoção e Razão / Quem sou, de onde venho, para onde vou?


3 comentários:

  1. Parabéns. E podias ter começado um dia depois. Sempre juntavas as festas todas.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a você
    Nos posts... viva a verdade, a sinceridade... e a graça.
    Inté
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada aos dois!!!
    Acabei de me dar conta de que, ordinariamente, tinha metido os parabéns no bolso sem sequer me dar ao trabalho de agradecer...
    Shame on me.
    Bjs

    ResponderEliminar